Orquídeas – Curiosidades e Dicas para Cultivo de Orquídea

Plantas da família Orchidacease são chamadas de orquídeas. É considerada uma das maiores famílias de plantas. As orquídeas são predominantes das áreas tropicais, podem existir orquídeas de vários tamanhos, várias formas e de diversas cores.

No Brasil as espécies mais cultivadas são:
Cattleya

Cattleya

Orquídea muito requisitada por seu tamanho e beleza,uma curiosidade sobre essa planta é que ela pode chegar a 25 centímetros de diâmetro.Pode ser encontrada no Sudeste,no Cerrado e principalmente na Mata Atlântica,também pode ser facilmente encontrada em floriculturas de todo o país.

phalaenopsisPhalaenopsis

Uma espécie fácil de ser cultivada em apartamentos e casas, pois se adapta bem a ambientes urbanos, devido a sua força e resistência. Tendo como local de origem As Filipinas. Essa planta é caracterizada pelos seus longos cachos de flores (podendo conter até 20 flores).

Laelia CinnabarinaLaelia Cinnabarina

Tendo como país de origem o Brasil, podem ser facilmente encontradas em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Caracterizada por viver sobre rochas. Em casa pode ser cultivada em vasos de barro, plástico, xaxim ou fibra de coco. Uma característica dessa espécie é a beleza de suas flores, com cores vibrantes.

As orquídeas são flores que podem ser facilmente cultivadas em casas e apartamentos, em placas de xaxim, vasos, fibras de coco, madeiras e árvores. Em casa, se tratadas da maneira certa elas podem florir uma vez por ano.

Para se cultivar uma orquídea em vaso é importante o uso de algumas regras bem simples, e estar atento a luminosidade, ventilação, e sempre aguar a planta é fundamental.

Dicas para Cultivo de Orquídeas

Primeiro é bom procurar saber o lugar de origem de sua orquídea, para poder identificar o melhor habitat para ela. Quando as orquídeas soltam para fora do vaso as suas raízes, estas podem ser retiradas e colocadas em outros vasos.

Certifique-se que a planta esta firme no vaso, sem balançar. Faça a poda e a retirada de galhos com uma tesoura (sempre esterilize antes), nunca pode os galhos quebrando ou puxando.

Sempre que preciso for retire as folhas secas do seu vaso. Evite que o sol bata direto na planta. É necessário também que a orquídea fique em lugares arejados e com ventilação. Para que a orquídea floresça, é essencialmente necessário que ela fique em lugares com pouca sombra (a maioria das espécies prefere alta luminosidade). É necessário aguar a orquídea semanalmente (pois elas gostam de lugares úmidos). Mais atenção para não colocar água demais, elas não gostam de lugares encharcados e isso provavelmente mataria sua planta.

Para que a planta cresça com vitalidade é recomendado à adubação periódica, com produtos especializados, que podem ser facilmente encontrados em floriculturas. Seguindo essas dicas sua orquídea crescera bonita e saudável.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. Fiz um orquidario mas ficou muito abafado, foi colocado sombrite,
    mesmo assim queimaram as orquideas,resolvi colocar blecaute, e funcionou.
    Estou contente com o resultado.
    Gostei de leras curiosodades e dicas de voces.

    Abraços!

  2. giovanna bonezi

    muito obrigada minha vo me pediu pra emtrar nesse site e ela gostou muito

  3. depois que li as dicas passei a cuidar
    melhor das minhas orquidias
    obrigado!!

  4. gostei das dicas de cultivo, voces estão de parabens, obrigado.

  5. gostei muito de vossas dicas para cultivo de orquideas, voces estão de parabens, obrigado

  6. cleusa

    comprei adubação para minha orquidas, mais não tem data de vencimento, tem problemas para as orquidas.

  7. Raquel Gimenez

    Posso cultivar a orquídea em vaso ceramico pintado (por fora), ouvi falar que elas não vão pra frente??
    Aguardo,
    Raquel

  8. minhas orquideas estao com uns pontinhos pretos nas folhas gostaria de saber o q fazer,e tb se posso plantar elas so com casca de pinos,obrigado?

  9. maria dalva da silva

    orquideas são a minha paixão, mas eu nunca soube cuidar bem delas.Agora,com essas dicas, vou poder vê-las florindo saudavéis.Obrigado .

  10. adorei,gostaria de dicas para cuidar melhor de minhas orquideas…

  11. Vanda Maciel

    Gostaria de saber como fazer para as orquideas florire pois tenho duas e ainda nao florirao.

  12. Ganhei uma orquidia a poucos dias e recebi a orientação de que quando as flores caicem eu deveria cortar a aste 3 dedos abaixo do lugar das fores antigas que elas rebrotariam
    queria saber se o procedimento é este mesmo?
    muio obrigado!

  13. Iraci de Lourdes Sinatra

    Olá, sou apaixonada por plantas,agora montei um orquidario,gostaria se possivel ganhar algumas mudas.
    Obrigada.

  14. Cristiane

    Boa noite!

    Como devo replantar minha orquídea?! As raízes saíram do vaso, e ela ficou florada por inacreditáveis dez meses!!! Adoraria vê-la florir novamente, agora não sei quando né…rs Devo colocar as raízes dentro de outro vaso, como procedo?!

    Obrigada.

    Cris.

  15. Fabiana

    Olá tenho uma orquídea com folhas bem compridas e finas e já coloquei ela em vários lugares da minha casa já não sei mais o que fazer pois suas folhas estão ficando amareladas pois agora coloquei ela na minha garagem bate muito pouco sol e bem pouco vento mas pelo visto não está dando certo,já me falaram para colocar ela na minha lavanderia mas tenho receio pois minha lavanderia é acoplada com minha cozinha tenho medo em relação ao calor se puderem me enviar alguma sugestão agradeço desde já.

  16. lurdes

    Adoro orquídeas,já estou a cuida-las melhor com as dicas que vou recebendo gostava de ter mais tempo para ter muitas gostava até era de trabalhar num viveiro adoraria.

Comente!

CommentLuv badge