Orquídeas: Como Proteger das Pragas?

orquidea-brancaAs orquídeas são plantas muito resistentes e robustas. Mas como todo ser vivo podem adoecer e morrer ou serem atacadas por parasitas e insetos que acabam levando para a planta infecções oportunistas que, se não evitadas ou combatidas, podem levar a morte às orquídeas rapidamente.

Não são necessárias medidas mirabolantes e caríssimas para proteger as suas orquídeas do ataque de doenças e de pragas. Normalmente como se aplica a nós mesmos; a higiene e a observância de alguns hábitos saudáveis podem representar uma barreira eficaz ao aparecimento dessas doenças ou de pragas.

Se você cria suas orquídeas em uma estufa ou em áreas protegidas com telas; mantenha a área da estufa e o perímetro do telado muito bem limpo. Evite cultivar outras flores juntamente com as orquídeas no mesmo espaço. É muito comum que pragas que atacam as orquídeas sejam hospedadas por outras plantas sem que essas manifestem sintomas dessas doenças.

Tampe furos e corrija desníveis no solo e nas telas; buracos nas paredes e frestas ou qualquer material acumulado nas proximidades dos locais em que você cria as suas orquídeas. Esses são pontos de vivência para vetores que podem atacar suas orquídeas ou servirem como transmissores de doenças perigosas para elas.

Limpe sempre muito bem as áreas em que você vai manter suas flores plantadas ou as áreas nas quais você trabalhou com suas orquídeas. Esfregue com água e sabão e use uma escova para auxiliá-lo nessa tarefa. Use produtos a base de cloro para a desinfecção desses locais sempre que possível. A prevenção contra fungos e insetos deve ser levada a sério e a aplicação de inseticidas e de fungicidas deve ser feita a cada noventa dias em média.

As pragas mais comuns são os percevejos das orquídeas que causa um estrago significativo ao sugar a seiva da planta e ao transmitir viroses que podem matar a planta rapidamente. Os pulgões são uma praga importante porque se reproduzem de forma acelerada e podem matar as orquídeas; pois sugam grandes quantidades de seiva e deixam a planta em estado de desnutrição acentuada. Normalmente são conduzidos até as orquídeas pelas formigas.

As cochonilhas que também sugam a seiva da planta e podem devastar uma criação de orquídeas em um tempo relativamente curto porque atacam em grandes quantidades. Mas podem ser combatidas de forma relativamente simples lavando-se a área das orquídeas atacadas com água e sabão neutro e esfregando-se a região com uma escova macia. A vespinha negra ataca os bulbos e destrói a planta e os caracóis e lesmas que comem as áreas onde as flores das orquídeas vão nascer e causam um prejuízo significativo se sua criação tiver como alvo o comércio.

Além desses parasitas, os fungos e os vírus são uma importante fonte de prejuízos e de dores de cabeça para os cultivadores de orquídeas. Mas a realidade é que se tomarmos os devidos cuidados sanitários e mantivermos uma atenção com as condições de saúde da planta, é muito mais difícil que elas adoeçam e que essas pragas tenham condições de proliferarem em suas orquídeas.

Tenha atenção, cuidado e carinho com suas orquídeas e tudo correrá em perfeita harmonia.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. Deolinda Franco

    Tenho uma orquidea que estava na varanda onde apanhava muito sol de manhã, esteve muito tempo que nem deitou rebentos aconselharam-me a mudá-le de local,assim fiz. agora está em local oposto,já deitou rebentos masestá com as folhas com pintas muitase pequeníssimas.
    Serão parsita, o que posso fazer?
    Alem disso, tenho mais no mesmo local,e temo por elas.
    Muito agradeço se me derem alguma sugestão.

  2. alan nakazono

    gostaria de obter mais informações sobre o cultivo de orquideas (produção de mudas, comercio,estufa , esterilizadores, filtros de ar, espaço exigido e investimento inicial) e outras informações que podem ser uteis. minha mãe possui um orquidario ja faz muitos anos e estou começando a me interessar pelo comercio de orquideas, onde posso fazer cursos e obter o equipamento necessario para iniciar o cultivo? Moro na cidade de aguai/sp . muito obrigado e aguardo resposta ansiosamente.

  3. Patrícia dos Santos

    Olá! Na verdade, não tinha conhecimento nenhum sobre as orquideas, só sabia que eram muito lindas.Mas depois de ler estas informações me interresei em ter uma, o principal motivo é sua durabilidade.

  4. lizgusmao

    Olá Patrícia,
    Obrigado por comentar!
    As orquídeas realmente duram bastante! Espero que adquiria a sua orquídea também!
    Volte Sempre

  5. Ermelinda

    Muito importante tudo o que esta explicado.Aprendi muito. So estou preocupada com as cochonilhas que hoje encontrei nas flores de maio. Tenho medo que passem para as orquideas. Eu acho que nao saberei lidar com isso. Cultivo orquideas ha apenas dois meses.

  6. Gostei do que vi aqui, estou aprendendo muito…Cultivo orquideas por prazer de ver elas florirem.Moro na serra gaúcha e faz muito frio por aqui, deixo elas embaixo de árvores, lá tomam chuva, frio, vento, geada e até neve…mas sempre estão lindas, florecem todos os anos.sou priveligiada????

    Abraços, Rosani

  7. Fiz uma casa para criar minhas orquideas, sestavada com janeloes de vidro, mais notei que nao serve para cria-las, pois os vidros aquecem demais, mesmo abrindo todos. Eu moro numa cidade muita fria, Lages SC, onde sao comuns geadas e muitissimo frio. Gostaria de uma ideia para aproveitar esse gasebo que eh muito lindo. Aguardo resposta.

  8. sergio

    gostaria de saber quais as especies que melhor se adotam a beira mar, bordeste

  9. Minhas orquídeas estão com as folhas todas pintadas de preto e passando de uma planta para outra. Como devo acabar com esta praga?

  10. Fabiano

    Boa tarde

    tenho varias orquideas da marca catleia porem sua folha esta ficando preta.
    pergunto que tipo de praga e essa ou ecesso de algo.

    Gostaria de saber a resposta.

  11. gostaria de saber como cuidar de pulgoes minhas orquidias estao na varanda da minha casa mas nao tenho conseguido matar essa praga gostaria de orientaçao obrigado

  12. minhas orquidias estao com manchas pretas e pulgao gostaria de saber como cuidar desse problema

  13. levi fonseca

    minhas orquideas qdo vao dar flores sai uma especie de “pele de sapo” e nao florescem. como combater isso? isso é uma praga? o que fazer?

  14. nadia

    Tenho uma orquidea q apareceu uma espécie de fungos,começou amarelando em circulo e por baixo das folhas ficou um tom mais cinza e apareceu tb um pó alaranjado,fui em uma casa de jadinagem e mandaram eu usar cobre, mas pesquisei na internet e vi em alguns site q não é bom utilisar cobre em orquidea e fiquei com dúvida.
    E agora qual é a melhor maneira de acabar com esse fongo?

  15. nadia

    Tenho uma orquidea q apareceu uma espécie de fungos,começou amarelando em circulo e por baixo das folhas ficou um tom mais cinza e apareceu tb um pó alaranjado,fui em uma casa de jadinagem e mandaram eu usar cobre, mas pesquisei na internet e vi em alguns site q não é bom utilisar cobre em orquidea e fiquei com dúvida.
    E agora qual é a melhor maneira de acabar com esse Fungo?

  16. Renata.R.F.Delfim

    Bom dia..
    Minhas orquideas estão com uma praga,branca parece uma espuma..depois as folhas e raises apodrecem.
    Já perdi mais 20 mudas pequenas e adultas,já mudei do orquidario para o terraço de casa,não sei o que faser .Isso tudo esta me tirando o sono tenho dó por que cada uma e especial e representa uma data de minha vida.
    obrigada.
    Renata….

  17. djalma

    adoro orquideas
    gostaria de comprar mudas

  18. APARECIDA DE CAMARGO IUSI

    Tenho uma orquídea cujas folhas apareceram com manchas brancas e pequenos furos no centro das manchas. Verificando atrás das folhas existem pontinhos pretos (que acho se tratar de pulgões).
    Solicito seja identificada a praga e o que devo fazer para salvar a orquídea.

  19. Amauri Antonio da Silva

    as minhas orquideas não consegem se desenvolver nos vasos feitos de cascas de côco seco não sei se é falta de caucio nas raizes ou umidade de mais

  20. Maria

    BOA TARDE. TENHO UMAS ORQUIDEA MINHAS ORQUIDEAS SÃO ESPESI SOU APACHONADA.AGORA UMA DAS MINHAS FILHAS ESTA DOENTE AS FOLINHAS ESTA PINTADA DE POTINHOS AMARELOS E ESTA EMRUGANDO E AGORA O QUE EU FASÇO .ESCE JA NÃO E UM COMENTARIO MAS SIM UM PEDIDO DE SOCORRO.MEU NOME MARIA VOTUPORANGA SP o3 de outubro 2011

  21. Leilane Gonçalves

    tenho uma orquidea q nas folhas apareceram uma especie de espuma branca pegajosa. Como devo proceder?
    Atenciosamente
    Leilane

  22. marcelo moura

    Minhas orquídeas estão com as folhas todas pintadas de preto e passando de uma planta para outra. Como devo acabar com esta praga?

  23. Gostaria que me informassem como combater as formigas que comem os brotos da florada e tb, como combater as manchas pretas que aparecem em algumas plantas.
    Grata Yukiko

  24. renata almeida

    olá gostaria de saber se tem um medicamento pra combater os fungos da minha orquidea,pois ela se encontra com as folhas toda branca e nao se desenvolve….

    obrigada!

  25. celia maione pretel

    minhas orquideas estão secando as raizes e com manchas amarelas nas folhas não sei mais o que faço devo mudalas de vaso pra colocar um substrato novo.Ou colocar algum tipo de veneno pra matar o fungo.

  26. LUANA

    minhas orquídeas estão caindo as folhas amarelando e com machas pretas o que fazer?

  27. Lucivane Soares

    Olá, gostaria que me ajudassem quando coloco minhas orquideas nas arvores juntam formigas nas raizes, isso pode matá-las ?O que devo fazer
    Obrigada

  28. Daniela

    Tenho algumas orquídeas que estão nascendo umas bolinha brancas na folhas e ficando preta,esta se alastrando para outras.Como devo acabar com isso? Me ajudem por favor!

  29. maria de Lourdes g de oliveira

    Eu tenho algumas orquídeas mas não estou sabendo cuidar dela direito e ela estão com alguns fungos e uns bichinhos brancos gostaria de saber o que fazer

  30. gabibatista

    Maria de Lurdes

    No Blog existe um artigo que pode lhe ajudar.Leia: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  31. gabibatista

    Daniela

    Tenho uma categoria no blog que fala sobre orquídeas. Lá deverá constar um artigo que prescisa. Acesse: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  32. gabibatista

    Lucina

    Exite no blog uma categoria na qual fala sobre orquídeas. Acesse: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  33. gabibatista

    Luana

    Exite no blog uma categoria que fala sobre orquídeas e deve ter um artigo que fale sobre o que você quer saber. Acesse: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  34. gabibatista

    Marcelo

    Leia mais sobre a sua dúvida no pots: http://www.flores-online.com/orquideas/orquideas-curiosidades-dicas-cultivo-orquideas/

  35. gabibatista

    Leilane

    Leia a sua dúvida nestes posts: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  36. admin

    Amauri

    Leia mais nesta categoria do blog: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  37. Inês

    Estou apavorada com as lesmas e como está na matéria, elas atacam o local aonde está saindo o botao para vir a flor. Gostaria de saber o que fazer para evitá-las.
    Obrigada.

  38. Robson de morais

    Bom dia!
    Minhas orquidias estão com as folhas amarelas e pintas brancas o que faço?
    Obrigado.

Comente!

CommentLuv badge