Orquídeas – Curiosidades Sobre as Espécies de Orquídeas

Vamos mostrar a você, que é fã de orquídeas, algumas curiosidades interessantes sobre essa flor tão bela e tão desejada. Veja:

O termo “orquídea” é originário do grego “Órkhis” que quer dizer testículo e “Eidos” que significa aspecto, forma. Então “orquídea” quer dizer “em forma de testículos”; certamente em relação aos dois pequenos bulbos que as orquídeas do gênero “Orchis” apresentam. Sendo este o primeiro gênero a ser descrito, o nome acabou derivando para todas as outras plantas.

As orquídeas podem ser encontradas em quase todos os continentes do planeta. Só não existem na Antártida. Muitas pessoas pensam que são plantas parasitas, porque elas vivem nos troncos se outras plantas e árvores nas áreas tropicais. Mas isso não é verdade. Elas se alimentam do material em decomposição que cai sobre os troncos e sobre elas; e são amparados pelas raízes da planta.

orquideaApesar de haver uma enorme variedade de orquídeas, selvagens e criadas pelo homem; quase nenhuma tem qualquer utilidade que não seja a ornamental. Um dos poucos usos é a produção de baunilha pelas favas das orquídeas do gênero Vanilla. Mas, ainda sim, é mais barato produzir o sabor artificialmente. Se considerarmos apenas o uso ornamental, ainda sim poucas variedades se prestam a ele. A maioria das orquídeas tem flores pequenas e folhagens sem graça. O grande fator de melhoria é a manipulação genética feita pelo homem que produz híbridos de grande apelo ornamental e grande valor comercial.

Mesmo assim, existem colecionadores e criadores fanáticos no mundo todo e alguns chegam a pagar pequenas fortunas por um exemplar raro ou de beleza extraordinária.

O Equador é o país onde se encontra o maior número de espécies de orquídeas, atingindo a mais de 3.549 plantas, depois vem a Colômbia, com 2.723, a Nova Guiné com 2.717 e o Brasil com 2.590. Mas, Bornéu, Sumatra, Madagascar, Venezuela e Costa Rica também possuem um número enorme de espécies. Pelos continentes temos a América Latina e o caribe com cerca de 350 gêneros, a Ásia com algo em torno de 300 gêneros, a África com 125 a 150 gêneros a Oceania com 70, a Eurásia com 50 e a América do Norte com algo girando entre 20 e 30 gêneros de orquídeas catalogadas.

As orquídeas podem ser terrestres, arbustivas, litófitas (crescem em pedras), psamófitas (crescem na areia), saprófitas (crescem na turfa e em áreas com grande material em decomposição) e aquáticas (as mais raras). Há até uma espécie subterrânea na Austrália.

A maior orquídea em comprimento é a Vanilla pompona, com cerca de 20 metros. A menor do Brasil e talvez do Mundo é a Barbosella miersii. A única aquática conhecida é a Habenaria repens da Costa Rica. A que tem poder anticoncepcional é o Cymbidium madildum da Austrália. A que tem uma cauda com 45 centímetros é o Angraecum sesquipedale. A de maior flor no Brasil é a Cattleya warneri com 25 centímetros de diâmetro. A mais fedorenta do Brasil é o Pleurothallis foetens. Um exemplar de Aerides odoratum continua vivendo desde 1792.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. edvaldo fonseca alves

    olha.eu gostaria de informar sobre,uma oquidea. e a peristeia orlata,poes tenho um ezempla, e nao sei epoca de florasao.

  2. edvaldo fonseca alves

    adoro oquideas,sou apaxonado e tenho algumas variedades.

  3. Simone

    Adoro orquídeas…
    São lindas embora simples…

  4. Sávia

    adorei suas fotos
    as orquideas são lindas.

  5. Eva

    Eu amo orquídeas,consigo ver uma de longe ela são tão bonitas que até
    as folhas é linda,tenho varias e sempre que posso arrumo outras mudas!

  6. maria

    Acho que orquídeas são presentes de Deus pois só Ele pode tão rara beleza.

  7. orquidia e tipo de flor linda eu adoro orquidias elas soa maravilhosas

  8. Eu sou apaixonada por orquideas,tenho algumas só que ainda não deram flores.

  9. alessandra

    são lindas….queria ter todas em casa…

  10. Meire |Lima

    Amo orquídias apesar de não conhecer muito bem sobre elas mas acho todas lindas…

  11. mirian

    olha eu tenho um orquidea q ganhei um muda a um tempo agora ela floriu e saiu como um banana bem na folha fkou mais de dois meses agora esta abrindo a banana e com um monte de mudinha mas ñ sei o q fazer se tenho q replantar me ajude!

  12. ana paula

    adoro orquideas gostaria de estar fazendo um curso sobre elas

  13. Dorah borges

    Amo as orquideas mas tenho medo em mexer com elas,gostaria muito de cultivalas,um abraço.

  14. ruth claudia de lima silva

    amo orquideas e achei na mata uma especie que nunca vi em lugar algum a flor e folhas tem caracteristica de orquidea e gotaria de ver foto de flores das especies encontradas em matas,as raizesela estava grudadas no tronco de uma arvore,eu troxe para casa coloquei no xaxin e ela esta indo muito bem.acho que só descubro o nome dela por fotos,até já tirei fotos dela e pessoas ficaram encantadas e ai?

  15. andressa

    elas sao lindas

  16. Lia

    Adoro orquídeas, mas quem não gosta?
    cuido com carinho de 3 mudas das mais comuns(ganhei de aniversário.
    semana passada ganhei 5 vasinhos com outras mudas, porém sem flor(são novinhas)como faço pra saber quais são? uma muda é um bulbo redondinho com 2 folhinhas finas outra é 2 bulbos mais ovalados tbem com folhas pra cima e fina(menos que a anterior) mais duas com folhas finas e curtas, parece até vermelhadas por baixo. a pessoa que me presenteou as mudas tbém não sabe quais espécies são.
    o que me preocupa é que elas estão no sustrato somente, em vasinhos
    de plástico, mas plantadas muito recentemente. Me ajuda? abç

  17. gloria

    Orquídea é o q de mais belo há na alma feminina

  18. MARYJANE

    ADORO ORQUIDEAS ELAS SAO ENCANTADORAS E TEM VARIAS CORES

  19. adorei,gostaria de tr mais informaçoes sobre o cultivo pois tenho alguns exemplares.

  20. aparecida pereira

    Eu adoro,acho uma planta sensual, e atraente, linda, tenho algumas especiés, por onde passo procuro trazer algumas pra minha coleção, tenho uma que dá tantas flores acho que e porque converso com ela e ela me escuta tenho muito ciume dela, não sei como vai ser quando eu morror, se ninguém a roubasse a deixaria encima do meu tumulo, mas as pessoas não respeitam nada nesse mundo.

  21. todas as flores são lindissimas principalmente as orquideas
    sou apaixonada por flores. Trabalho com as artificiais.
    amo de paixão

  22. maria

    nao sei em que plantalas ou com que devo adubalas pó de serra cascade coco ou amarra-las em madeira podre

  23. sineide k.

    Gostei muito de ver as orquídeas, aprendi alguma coisa lendo suas publicações. Não tenho muito conhecimento ainda, mas amo essas plantas. Tenho algumas orquídeas e estou aprendendo a cuidá-las, com o tempo quero formar um pequeno orquidário.

  24. maria sônia

    Que pena que a orquídea não há como durar mais tempo, porque eu queria tanto fazer o buquê do meu casamento com orquídeas , eu acho lindas!
    só queria se saber se durassem , pois floresceram agora e o meu casamento é só em dezembro, e eu queria panha-las e conservalas , só que não sei como .?!

    Atenciosamente !
    Maria Sônia dos Santos ;D
    28/09/11

  25. ingrid

    quantas horas ou mim fora da terra ou da água

  26. nossa que linddeaa meu sohnoi mamda uma muda pra mimmmm de todas espasiiisssssss

  27. fran

    eu gostaria de sabe porquer minha orquidia nasceu um pezinho de orquiodia no locau qui nascer a flor no mesmo talinho.

  28. a orquidea e a minha paixao que ganha uma ou compra acabam se apaixonando tb tenho umas 100 mudas ou mas algumas de raridades que comprei mudinhas que nao florecerao ainda vi apenas fotos mas cuido delas com muito carinho muitoa estao florecendo e varias com astes pra florecerem eu olho todo dia pra ver se vai abrir logo so deus pra fazer flores tao belas e algumas bem cheirosa tem uma pos nome rhyncochylis como e delicadas belas e cheirasas

  29. kamylla

    q legal saber disso td q bom vou tirar dez!!!

  30. Leandro

    Muito saber as curiosidades sobre as espécies de Orquídeas!

    Ajudou-me a ter uma boa noção de como deve ser a sua espécie em relação as demais!

    Boas dicas!

  31. Sandra

    Excelente artigo!
    Ajudou-me a fazer o meu trabalho de faculdade de agronomia.

    Boas dicas!

  32. Luely

    Excelente artigo!
    Ajudou-me a saber onde encontro orquídeas, como devemos fazer o seu cuidado e seu manuseio.

  33. lurdes

    Adoro simplesmente são belas nenhuma flor tem sua beleza é uma dávida de Deus.

  34. gostaria de saber se vcs tem orquidias, arranjos artificiais e poderia me mandar o preço abraço

  35. gabibatista

    Jandira

    Não temos Orquídeas e Arranjos Artificiais.

  36. gabibatista

    Maria

    A duração das orquídeas é de 2 a 3 semanas, mais existe uma especie como a Phalaenopsis, e alguns Dendrobium ficam floridas por 2 meses ou mais.

  37. Helena

    as imagens são lindas. Sou apaixonada por orquidea, mas não tenho sorte.

Comente!

CommentLuv badge