Cuidados com suas Orquídeas

arraial-d-ajuda-131

Orquídeas são flores belíssimas e que têm uma mística toda especial. Adorada pelos amantes e queridas por ambos os sexos, as orquídeas são uma espécie de flor que possuem fama de cultivo trabalhoso e delicado. Mas, na verdade, as coisas não são bem assim. Com o conhecimento das técnicas certas e com um pouco de cuidado com a higiene do local de cultivo, suas orquídeas viverão felizes e proporcionarão para você um espetáculo de beleza sem igual.

Veja alguns cuidados básicos e perceba como não há nenhum “bicho de sete cabeças” em relação ao cultivo de orquídeas:

Se você dispõe de espaço seria ótima opção construir um viveiro para suas orquídeas. Desta forma, ficaria mais simples controlar aspectos da higienização do local, a umidade, etc. Nem precisa ser nada muito caro ou complexo. Uma tela sombrite (50%) a uns 2,5 metros do chão para cobrir uma ou mais bancadas de madeira, concreto ou metal; com cerca de 1,5 m de largura e 1 m de altura (com o comprimento que você desejar).

Nesse espaço evite pendurar outras espécies de flores sobre as orquídeas. Já que parasitas podem ser carregados pela água que escorrer delas e contaminar as flores. Pelos mesmos motivos, evite colocar as plantas muito juntas. Sempre é bom permitir a circulação de ar para uma ventilação correta pelos vasos. Assinale sempre o nome da planta, a data da compra (para controlar os replantios que são feitos a cada dois anos) e demais dados que você ache importante.

É fundamental que elas recebam luz da manhã ou do final da tarde. Sem que, no entanto, recebam sol direto. Se estiver cuidando das orquídeas num apartamento, evite deixá-las em frente de janelas descortinadas. Controle a luminosidade de acordo com a espécie das orquídeas que planta. Se as flores estiverem amareladas, elas recebem luz demais; se estiverem com um tom verde sem vida, receberam luz de menos.

O maior problema no cultivo das orquídeas é a temperatura do ambiente. Como a maioria delas provém de temperaturas entre 15 e 25 graus Celsius, criá-las em locais muito quentes sempre exigirá gastos adicionais com a climatização do ambiente. Mas, para esses casos, você pode cultivar as orquídeas provenientes de regiões tropicais e que suportem temperaturas mais elevadas.

orquidea_roxa

Como adubo elas precisam do composto NPK na seguinte proporção: 0,5% (N), 2,5% (P) e 0,05% (K) que você pode encontrar facilmente nas casas especializadas. Pode também preparar o seu próprio adubo seguindo as medidas de 100g de fosfato de potássio monobásico ou fosfato de potássio diácido (KH2PO4), 38g de nitrato de potássio (KNO3), 427g de nitrato de cálcio [Ca (NO3)2 4H2O], que também podem ser conseguidos nas casas especializadas ou em lojas de produtos químicos. Desta forma, você terá um total de 565g de adubo que poderá diluir em dois litros de água. Coloque oito ml dessa solução concentrada num litro de água e borrife as folhas, molhando todo o solo. Faça isso uma vez por semana. Em dias quentes e secos, quando é preciso borrifar as plantas todos os dias, dilua os oito ml em dez a vinte litros de água (dosagem homeopática) e use a solução final para regá-las..

A umidade relativa do ar deve sempre viçar em torno de 30% e é mais fácil de ser controlada quando você cultiva as orquídeas em jardins do que em vasos. É muito importante manter a umidade nesse patamar para evitar que as plantas se desidratem.

Fazendo assim e mantendo sempre seu local de cultivo livre de mofos e de sujeiras, suas orquídeas serão sempre lindas e trarão toda a beleza e harmonia que podem para seu ar e para sua vida.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. gabibatista

    Marcia

    Leia mais sobre a sua dúvida no artigo: http://www.flores-online.com/orquideas/orquideas-curiosidades-dicas-cultivo-orquideas/

  2. gabibatista

    Aleandra

    Leia mais sobre a sua dúvida no post: http://www.flores-online.com/orquideas/orquideas-curiosidades-dicas-cultivo-orquideas/

  3. gabibatista

    Daniele

    Leia estes artigo que vão lhe ajudar na sua dúvida: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  4. gabibatista

    Lídia

    Leia mais sobre a sua dúvida nos posts: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  5. gabibatista

    Fernanda

    Leia mais sobre a sua dúvida: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  6. gabibatista

    Edna

    Leia mais sobre a sua dúvida em: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  7. gabibatista

    Franciane

    Este artigo vai lhe ajudar! Leia: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  8. gabibatista

    Cleo

    Leia os artigos sobre as suas dúvidas: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  9. gabibatista

    Flávia

    Para as Orquídeas vingarem em qualquer ambiente, ela não deve ser exposta diretamente no sol e precisa receber água na dose certa.
    Eu tenho mais artigos sobre orquídeas no blog. Leia: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  10. gabibatista

    Geruza

    Você deve estar cuidado dela de foram errada!
    Este tipo de flor necessita do cultivo em ambientes fechados ou apartamentos, desde que o local tenha uma mínimo de ventilação natural e principalmente boa luminosidade indireta e esteja exposta a um mínimo de luminosidade solar filtrada entre 7 e 9 horas da manhã ou das 16hs até o anoitecer. Resolve-se isso colocando seu vaso sobre aparadores junto de janelas. No habitat de origem, as Phalaenopsis vegetam em baixas altitudes de florestas tropicais asiáticas onde a temperatura média diurna varia entre 28 e 35º C e noturna na faixa dos 20 a 24º C e sob luminosidade natural filtrada pela copa das árvores, sem incidir diretamente nas folhas, a não ser aquela ainda fraca do amanhecer ou anoitecer. Baseado nisso fica mais fácil seu cultivo em interiores ou exteriores.
    Sua regação tem que ser feito uma vez ao dia, preferencialmente no amanhecer ou entardecer, quando os estômatos (micro orifícios localizados na parte de baixo das folhas) nas folhas estão abertos e receptivos a nebulização úmida do ar absorve os nutrientes, o mesmo ocorrendo com os velames micro porosos que compõem todo o enraizamento da planta.

  11. gabibatista

    Elias

    Você pode cortar o pendão das flores, mais nem sempre vai nascer novas flores no local.

  12. admin

    Edmea

    Leia mais sobre Orquídeas nesta categoria do blog: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  13. gabibatista

    Amauri

    Leia mais sobre Orquídeas em: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  14. gabibatista

    Luiza

    Leia mais sobre Orquídeas em: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  15. gabibatista

    Maria Aparecida

    Leia mais sobre Orquídeas em: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  16. Rosane

    Comprei uma Denphal linda florida, com botões, já abriram 2 agora falta abrir mais 1. Só que reparei que uma folha amarelou e está com pequenas manchas redondas verdes nela, a outra do lado está verde, normal, assim como as outras.. E é exatamente em um bulbo novo que provavelmente irá florir. O que pode ser isso?? Aguardo retorno

  17. gabibatista

    Marilene

    Para Florecer as Orquídeas precisam de muita luz indireta. Países tropicais saem em vantagem neste aspecto, pois o sol é abundante nestes locais. Se a sua orquídea estiver sendo mantida em um ambiente interno, tente mantê-la o mais próximo possível de uma janela, preferindo sempre que possível o sol da manhã. Quanto mais luz indireta a orquídea receber, melhor. Se mantiver sua orquídea no jardim, mantenha-a debaixo de uma árvore, ou em um local onde haja pouco sol direto, mas bem iluminado.

Comente!

CommentLuv badge