Cuidados com as Orquídeas – Orquídeas Saudáveis

orquidea-brancaMuitos pensam que as orquídeas são flores muito frágeis que necessitam de uma redoma de vidro em torno delas para que sobrevivam. E que, ao menor problema, morrerão e deixarão a pessoa que cuidou delas, investindo muito tempo e paciência, durante todo tempo “a ver navios”.

Mas as coisas não são bem assim. Orquídeas são plantas fortes e que precisam apenas de cuidados básicos de higiene e alimentação como qualquer outra planta. Cuidados mais complexos e dispendiosos só se justificariam se você desejar criá-as pra fins comerciais.

A adubação da terra; o controle da exposição à luz (sem deixá-las tomar sol direto) e a manutenção da umidade do ar em torno de trinta por cento (esse sim o principal problema em algumas regiões) são suficientes para que suas orquídeas plantadas fiquem belas, floridas e cubram sua vida com um manto de beleza e jovialidade.

A adubação pode ser feita com produtos comprados prontos, em lojas especializadas, ou produzida por você mesmo. Basta comprar os itens que compõem o adubo separadamente e preparar uma solução com 100g de fosfato de potássio monobásico ou fosfato de potássio diácido (KH2PO4), 38g de nitrato de potássio (KNO3) e 427g de nitrato de cálcio [Ca (NO3)2 4H2O]; diluídos em dois litros de água. Depois disso, para regar as plantas, dilua novamente essa solução em oito litros de água e faça as regas uma vez por semana. Se as plantas estiverem muito fracas ou o clima muito quente e seco, faça uma rega diária com essa solução (de oito litros) diluída mais uma vez em vinte litros de água. Se aparecerem manchas, pintas ou qualquer outro sinal de fungo, suspenda a adubação (afinal, você estará alimentando os indesejáveis) e combata as pragas primeiramente com fungicidas ou bactericidas apropriados.
Ao comprar sua primeira orquídea, veja se há a possibilidade de removê-la do vaso antes da compra. Olhe bem se existem tatuzinhos, lesmas, vermes ou caracóis nas folhas e raízes para evitar comprar planta doentes que lhe darão trabalho. Se só for possível fazer isso depois da compra e você não desejar se livrar da planta, elimine esses hóspedes indesejados catando-os das folhas, caules, bulbos e raízes da planta com todo o cuidado e depois faça a medicação adequada. Se não conseguir tirar as orquídeas do vaso, encha uma vasilha com água suficiente para cobrir todo o vaso e espere que os animais subam para respirar e cate-os. Repita esse processo uma vez por semana sem encostar o fundo do vão no fundo do recipiente.

orquidea-rosaCochonilhas (uns pontinhos brancos nas folhas, caules e raízes) são bichinhos que sugam a seiva da planta e impedem o seu desenvolvimento, sendo também vetores de doenças perigosas para as orquídeas. Limpe-as com um pano e use os remédios adequados.
Uma doença provocada por fungos que e muito destrutiva para as orquídeas é a podridão negra. Ela ataca as raízes apodrecendo-as e matando a planta. Se notar manchas negras no risoma e no pseudobulbo, elimine a planta.
Para prevenir o aparecimento de fungos é importante impedir também o surgimento dos nematóides. Use uma solução de fungicida e nematicida de amplo espectro e borrife a planta até que o líquido escorra pelo fundo do vaso. Além de matar os fungos e os nematóides, esse tratamento eliminará também as cochonilhas, os caracóis, os caramujos e tatuzinhos.
Como você pode perceber, nada muito “cabeludo” ou complexo. Cuidados básicos com higiene, água na medida certa e luz a vontade. Isso é tudo o que suas orquídeas podem precisar para ser lindas e trazerem flores maravilhosas para alegrar a sua casa.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. ELIANE

    GOSTARIA DE SABER O QUE FAZER QDO A ORQUIDEA COMEÇA A SECAR! GANHEI UMA NO VASO E ELA ESTAR SECANDO APÓS AS FLORES CAIREM,GOSTARIA DE SABER SE O AR CONDICIONADO DO ESCRITORIO PODER TER SIDO O FATOR X PARA ISSO ACONTECER!!??

  2. TAMIRES MICHELE

    AMO ELAS CUIDO DAS MINHAS COM MUITO CARINHO
    POREM,ACHO COMPLICADAS

  3. Silvia Lemos

    Oi gostaria que me ajudassem com uma orquidea phalaenopsis que ganhei ha 3 anos. Ela floresceu o ano passado e depois cortei o caule, dai em diante, o caule secou e nao brotou mais. O que devo fazer?

  4. Maria de Lourdes Borges da Silva

    Oi gostaria de saber o que devo colocar no vaso quando for plantar uma orquidea que tipo de (terras ou cascas)?

  5. Patrícia Bueno Neves

    Bom dia! Gostaria de saber se após a florada tenho que fazer algum tipo de poda na planta. Caso a resposta seja positiva, como efetuar?
    Minha planta está acabando a florada. Muitas flores já caíram. Posso trocar de vaso nesse período? Comprei um vaso de barro com furos laterais e pretendo transplantá-la. Desde já, agradeço pela atenção.

  6. ANA

    ola ,comprei uma orquidea fez oito dias porem, as folhas estao amarelando e morrendo o que devo fazer, e de quanto em quanto tempo ela dar flor?
    obrigada

  7. orquidea,minha paixão,tenho vária especies ,amo todas como se fosse minhas filhas.

  8. jhenyfer

    Adorei saber um pouco mais sobres as plantas,com os resultados que eu ví achei muito interresante

  9. olivia

    bom dia . gostaria de saber que tipo de adubaçao devo usar nas orquidias e qual a epoca de replantar pois ganhei uma de presente e ja da de replantar pois o vasa ja esta muito cheio .que tipo de remedio uso para uns fungos que destroi os caule que esta saind as flores pois elas secam e nao floreçe agradeço se puderem me ajudar

  10. maria

    como cuidar das minhas orquidias ela seca a folha raramente será vento

  11. maria

    tenho uma orquidia e a flor tem formato de uma rosa nao sei o nome dessa espessie pode endetifica-la a cor e rosa bebé nao consegui acha-la em nem um saite

  12. walquiria

    bom dia, eu ganhei uma orquídea da espécia phalaenopsis branca. como devo cuidar dela depois que as flores secarem pois estou querendo compra mais orquídea pra mim colecionar. elas são lindas pois já tenho uma coleção de rosas com 25 cores deferentes. muito obrigado pela atenção….

  13. gisela trindade

    tenho 5 orquideas amarradas em troncos de xaxins de coco.
    nascem brotos, mas as folhas ficam amareladas e caem.
    o que está acontecendo?
    o que devo fazer?

  14. rosa fernandes

    Tenho algumas orquidias e uma das minhas flores preferida mas gostava de saber qual e o vaso mais adequado,espero o vosso conselho,obrigado.

  15. Simone

    Bom dia, ganhei uma orquídea há uns 15 dias e agora as flores estão secando. Gostaria de saber se aguardo elas caírem naturalmente ou devo podá-las? Caso tenha que podá-las, em que altura tenho que fazer isso? No caule ou na saída de cada flor? Obrigada.

  16. Joel

    Boa tarde!
    Minha orquidea está com as folhas amaarelas e as flores novas estão secando o que faço?
    Obrigado

  17. MARIA LUCIA PANDOLFO

    MINHAS ORQUEDEAS ESTÃO COM PONTOS BRANCOS, E NA INSTRUÇÃO DE COMO CUIDAR NÃO FALA EM QUANTIDADE DO PRODUTO E AGUA A USAR. POR VALOR ORIENTE-ME OBRIGADA

  18. maria do carmo

    minhas orquidias este ano não floreceram, e tambem perdi algumas que segaram na raiz depois de aparecer pintas pretas nas folhas o que devo fazer?

  19. risomar

    gostaria de saber o que esta acontecendo com a orquidea que tenho chamada chuva de ouro, pois percebo que suas folhas estão ficando tortuosas agradeço

  20. Daniela

    Ola,gostaria de saber como faço pra combater os fungos de minhas orquídeas.Elas estão com as folhas escurecendo e ficando fracas,eu posso passar fungicida com elas floridas? Qual seria o melhor fungicida?

  21. Luis carlos de Oliveira

    Por favor como posso acabar com os bichinhos ou mosquitos que ficam nas folhas das orquídeas que parecm mais com pragas.
    obrigado

  22. gabibatista

    Daniela

    Existe no Blog uma categoria que fala sobre orquídeas e deve constar um artigo no ira sanara a sua duvida. Acesse: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  23. gabibatista

    Maria do Carmo

    Exitem um artigo dentro blog que vai ajudar a sanar a sua duvida. Leia:http://www.flores-online.com/orquideas/cuidados-orquideas/

  24. gabibatista

    Leia este artigo: http://www.flores-online.com/orquideas/cuidados-orquideas/ pois ele ajudará a sanar a sua duvida.

  25. eu amo tudo que è verde moro numa casa bem pequena,porèm ,cercada de flores.todas as vezes que vou ao mercado ou qualquer lugar e eu vejo flores la estar eu comprando= as.gosto muito de conversar,com as minhas plantinhas.

  26. gabibatista

    Rosa

    Leia este artigo que vai lhe sanar as dúvidas: http://www.flores-online.com/orquideas/cuidados-orquideas/

  27. maria edilene

    gostaria de receber dicas para cuidar apos floraçao.

  28. gabibatista

    Simone

    Leia mais sobre a sua dúvida no post: http://www.flores-online.com/orquideas/orquideas-curiosidades-dicas-cultivo-orquideas/

  29. gabibatista

    Gisela

    Leia mais sobre a sua dúvida em: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  30. gabibatista

    Maria

    Leia mais sobre: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  31. gabibatista

    Olivia

    É recomendável a adubação foliar quinzenal.
    Não tem época certa para replantar.

Comente!

CommentLuv badge