Gérberas – Flores Ornamentais, Saborosas e Saudáveis

Gérberas

As gérberas têm como país de origem o continente africano, (mais especificadamente a África do Sul) e quando houve o contato dos europeus com a região africana difundiu-se a cultura da Gérbera no continente europeu.

Durante a história existiram pesquisadores interessados nessa flor como Jan Frederic Gronovius (do século XVIII) e Joseph Dalton Hooker (do século XIX). Este publicou um tratado que trazia a descrição da flor. Elas têm o significado de pureza e inocência, sendo ideais para homenagear as crianças. Atualmente, são muitas usadas na decoração de buquês de noivas e em arranjos para essa ocasião.

As gérberas são muito belas e servem como ótimas opções de decoração em jardins e em vasos colocados nos ambientes mais fechados das casas. São plantas que requerem poucos cuidados especiais em sua manutenção. É recomendável o plantio em solo que seja bem arenoso e que a flor receba contato direto com a luz do Sol.

Não precisa de muita rega (em geral semanal) e não se recomenda deixar o solo e nem o ambiente que a gérbera encontra-se com excesso de água e umidade. Outra preocupação fundamental é cortar as folhas ressecadas e retirar as pétalas que estejam envelhecidas. São plantas que propiciam o aparecimento de lavas e pragas e é indicado que se observe constantemente os pormenores das flores. Cuidados essenciais com manter as flores longe de ambientes muitos fechados e com ar condicionado são importantes de serem destacados, pois, assim, elas não ressecam, evitando a perda da durabilidade e da beleza das flores.

Os usos da Gérbera podem ser, além de ornamental, também aplicados na culinária e na área da medicina alternativa. Na primeira sua utilização e sabor assemelham-se com o das margaridas, pelo parentesco que ambas possuem. Combina com bolos, pães, etc. Assim como, também são usadas para decorar pratos deixando-os com um colorido elegante e bonito. É rica em nutrientes e vitaminas diversas com a C. Na medicina as gérberas são usadas em de formas alternativas: como os florais de Bach, aromaterapia, fitoterapia, etc.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. Adoro flores – eu e minha noiva estamos enchendo a casa de flores; nos casaremos em 12/6… E, como possuo um site e estou diversificando-o, entrei em artigonal.com e vi sua indicação lá. Visitei o seu site e (parece-me, se bem entendi, que os seus textos lá publicados estão dispóníveis p/ uso), mas gostaria de fazer um convite: se vc se interessar/e ou autorizar, gostaria de colocar alguma coisa sobre flores no meu site e os seus textos estão bem claros.

    A diversificação do site se dá pela necessidade de atingir sempre um público maior; Além de prof., sou tbém gestor de um Prog. Educadional.

    No aguardo de sua visita e tbém de aceitação do convite.

    Agradecido desde já.

    Prof. PEDRO CÉSAR

  2. lizgusmao

    Olá Prof Pedro,

    Primeiramente parabéns pelo casamento, e ainda em pleno dia dos namorados, que romântico!

    Fique à vontade para usar os meus textos em seu site, e fico muito feliz que tenha gostado. Só peço que por favor cite este blog como referência e se possível disponibilize um link para cá também.

    Obrigado pela visita e volte sempre,

  3. joaovitor

    eu achei essa pesquisa muito interessante eu tbm vou ser pesquisador de flores

  4. laiane

    olá!
    gostaria muito que me ajudasse com um problema com minha gerbera! eu a ganhei no fim de 2009,de presente do meu entao namorado e agora marido. acontece que desde o final do nao passado,suas folhas ficaram muito pequenas e escuras,como se fossem apodrecendo!e agora ela esta totalmente sem folhas. o que pode ter aacontecido?aparentemente suas raizes nao apodreceram. como proceder para que ela nao morra de vez?
    desde ja agradeço sua atençao!!

  5. Patricia Jezmionka

    Oi!
    Adoro flores, entrei no seu site para pesquisar o porque, que minha gerbera não vai pra frente. Ela veio bonita com flores bonitas, depois que deu flor começou a ficar jujuru, a flor murchou, a que ia crescer apodreceu e as folhas murcham e estão poucas, não sei como cuidar. Têm quem fale que é pouca água outras que é muita. Ela fica a meia sombra do lado de fora de casa, pega somente o sol da manhã e bem pouco, pois está na área de serviço. Até comprei outra esta por sua vez fica dentro de casa, na sala, pega somente claridade e está indo para o mesmo caminho que a outra. O que faço me AJUDA preciso de SOCORRO!!!! Se não for pedir muito me dê dicas de como montar um jardim em vasos. Muito grata desde já.

  6. carolina f.

    vou fazer uma festa de 15 anos e gostaria de saber quais são as cores da planta gérberan pois gostaria de fazer arranjos com essa flor .
    espero contato.
    atenciosamente carolina.

  7. Carolina Roda

    Olá Dr. Pedro

    Sou uma amante de flores e gosto de gérberas. Tenho dois vasos ao ar livre, onde recebem a luz do dia e algum sol da manhã e tenho um problema com elas: as folhas começam e enrolar e a ficarem secas, até a própria flor lhe acontece isso. já verifiquei se têm bicho e não encontro nada. Tenho de as regar várias vezes, mas também verifico que a raiz apodrece. Agradecia que me dissesse o que fazer neste caso.
    Obrigada
    carolina Roda

  8. jandira

    Ola, alguem poderia me ajudar, ganhei um pequeno vaso de gerbera, e amei as flores, agora preciso aprender a cuidar delas, onde devo deixar o vaso, em local com sol, a sombra, ou dentro de casa, vi tambem que elas gostam de solo arenoso, mas nao entendi, que tipo de terra devo comprar para replanta-las?

    Obrigado

  9. Helin

    Olá..
    Vou casar no dia 02/06 próximo e gostaria de saber se gerberas são boas opções nos arranjos florais… a durabilidade das flores por exemplo naqueles arranjos feitos em argila.
    Obrigada

  10. edileusa

    olá, a minha gerbera ta com as folhas comidas socorro me a juda oq devo fazer? ela esta no quintal…. legal seu site abraço

  11. marcia

    quando posso mudar esta flor

  12. Paulo Ramos

    Olá, tenho Gerbera plantada no vaso médio de plástico em minha varanda. Moro no Rio de Janeiro onde se faz muito calor (até no inverno) e rego toda a manhã. A Gerbera que tenho flora o tempo todo, mas percebi que as pétalas diminuiram de tamanho. É devido a rega diária? Ou falta de vitamina na terra? Qual é a indicada?
    Desde já obrigado.
    Paulo

  13. gabibatista

    Edileusa

    Leia este artigo que poderá lhe ajudar: http://www.flores-online.com/gerberas/gerberas-tipos-e-cuidados/

  14. admin

    Jandira

    Leia este post que vai lhe ajudar a cultivar melhor a sua Gerbera: http://www.flores-online.com/gerberas/gerberas-tipos-e-cuidados/

Comente!

CommentLuv badge