Gérberas – Flores Ornamentais, Saborosas e Saudáveis

24 de maio de 2010

Gérberas

As gérberas têm como país de origem o continente africano, (mais especificadamente a África do Sul) e quando houve o contato dos europeus com a região africana difundiu-se a cultura da Gérbera no continente europeu.

Durante a história existiram pesquisadores interessados nessa flor como Jan Frederic Gronovius (do século XVIII) e Joseph Dalton Hooker (do século XIX). Este publicou um tratado que trazia a descrição da flor. Elas têm o significado de pureza e inocência, sendo ideais para homenagear as crianças. Atualmente, são muitas usadas na decoração de buquês de noivas e em arranjos para essa ocasião.

As gérberas são muito belas e servem como ótimas opções de decoração em jardins e em vasos colocados nos ambientes mais fechados das casas. São plantas que requerem poucos cuidados especiais em sua manutenção. É recomendável o plantio em solo que seja bem arenoso e que a flor receba contato direto com a luz do Sol.

Não precisa de muita rega (em geral semanal) e não se recomenda deixar o solo e nem o ambiente que a gérbera encontra-se com excesso de água e umidade. Outra preocupação fundamental é cortar as folhas ressecadas e retirar as pétalas que estejam envelhecidas. São plantas que propiciam o aparecimento de lavas e pragas e é indicado que se observe constantemente os pormenores das flores. Cuidados essenciais com manter as flores longe de ambientes muitos fechados e com ar condicionado são importantes de serem destacados, pois, assim, elas não ressecam, evitando a perda da durabilidade e da beleza das flores.

Os usos da Gérbera podem ser, além de ornamental, também aplicados na culinária e na área da medicina alternativa. Na primeira sua utilização e sabor assemelham-se com o das margaridas, pelo parentesco que ambas possuem. Combina com bolos, pães, etc. Assim como, também são usadas para decorar pratos deixando-os com um colorido elegante e bonito. É rica em nutrientes e vitaminas diversas com a C. Na medicina as gérberas são usadas em de formas alternativas: como os florais de Bach, aromaterapia, fitoterapia, etc.

Votar neste post no Rec6 Adicionar artigo ao Linkk Adicionar artigo ao doMelhor Enviar para o del.icio.us Votar neste post no diHiTT

Leia Também...

    Nenhum post relacionado

4 Comentários »

  1. Adoro flores – eu e minha noiva estamos enchendo a casa de flores; nos casaremos em 12/6… E, como possuo um site e estou diversificando-o, entrei em artigonal.com e vi sua indicação lá. Visitei o seu site e (parece-me, se bem entendi, que os seus textos lá publicados estão dispóníveis p/ uso), mas gostaria de fazer um convite: se vc se interessar/e ou autorizar, gostaria de colocar alguma coisa sobre flores no meu site e os seus textos estão bem claros.

    A diversificação do site se dá pela necessidade de atingir sempre um público maior; Além de prof., sou tbém gestor de um Prog. Educadional.

    No aguardo de sua visita e tbém de aceitação do convite.

    Agradecido desde já.

    Prof. PEDRO CÉSAR

    Comentário por Prof PEDRO — 26 de maio de 2010 @ 7:50

  2. Olá Prof Pedro,

    Primeiramente parabéns pelo casamento, e ainda em pleno dia dos namorados, que romântico!

    Fique à vontade para usar os meus textos em seu site, e fico muito feliz que tenha gostado. Só peço que por favor cite este blog como referência e se possível disponibilize um link para cá também.

    Obrigado pela visita e volte sempre,

    Comentário por lizgusmao — 7 de junho de 2010 @ 10:06

  3. eu achei essa pesquisa muito interessante eu tbm vou ser pesquisador de flores

    Comentário por joaovitor — 26 de julho de 2010 @ 19:52

  4. olá!
    gostaria muito que me ajudasse com um problema com minha gerbera! eu a ganhei no fim de 2009,de presente do meu entao namorado e agora marido. acontece que desde o final do nao passado,suas folhas ficaram muito pequenas e escuras,como se fossem apodrecendo!e agora ela esta totalmente sem folhas. o que pode ter aacontecido?aparentemente suas raizes nao apodreceram. como proceder para que ela nao morra de vez?
    desde ja agradeço sua atençao!!

    Comentário por laiane — 5 de fevereiro de 2011 @ 12:20

Feed RSS dos comentários deste post URL de TrackBack

Deixe um comentário

CommentLuv Enabled