Violetas – Aprenda Como Cultivar Essas Belas Flores

Violetras Várias CoresAs violetas são flores que estão sempre presentes em casas e apartamentos. Por serem fáceis de cultivar e muito bonitas, elas ganham a preferência das donas de casa. Originárias das montanhas de Tânger, na África do Sul, essas pequenas flores podem chegar de 15 a 20 cm de altura.

Embora sejam plantas herbáceas com raízes pequenas, as violetas necessitam de vasos que tenham bocas largas, pois precisam de espaço para que receba apoio para suas folhas. Os vasos de plásticos são os mais usados entre essas plantas e podem abrigá-las até no máximo um ano, período após o qual elas passam a necessitar de vasos de barro, para que o excesso de água possa ser absorvido e elas possam “respirar” normalmente.

As pequenas plantas são muito sensíveis ao excesso de umidade e, quando o ambiente está muito úmido, elas podem sofrer ataque de pulgões. Por essas e outras razões, as violetas precisam de alguns cuidados essenciais. Um dos principais cuidados com essas flores é manter longe do sol.

A luz solar faz com que ressequem suas folhas, atrapalhando seu florescimento. Por isso, devem ficar em um ambiente à meia-sombra.

Entretanto, mesmo com o cuidado em mantê-las longe do sol, elas não devem ficar em ambientes fechados, pois isso agiliza o ataque dos fungos e faz com que suas folhas fiquem amareladas.

Outro cuidado essencial é regar a violeta não em suas folhas, mas sim sobre a superfície da terra, evitando deixar água no prato. Isto deve ser feito duas vezes por semana no verão e no inverno apenas uma vez por semana. O adubo também deve ser cuidado, sendo que deve ser fornecido a cada trinta dias. Além disso, elas precisam de ambientes com 18 graus centígrados no mínimo.

Mesmo sendo plantas pequenas e de fácil cultivo, as violetas precisam de cuidados e atenção como qualquer outra planta. Com o cultivo adequado, a beleza dos ambientes fica garantida com esta espécie.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. Vera

    Tenho duas violetas e a mais de um ano elas não floreçem. Ficam em uma mureta que divida a sala e a cozinha e fica próxima a porta de entrada. O que devo fazer?

  2. Kassia

    Tenho uma Violeta em casa e queria saber qual é o intervalo de tempo para eu regala.espero respostas obrigado.

  3. andrea dos anjos

    tenho violetas e gosto mt .o que devo fazer para elas darem flores sempre?

  4. maria eva

    fiquei satisfeitissima com as informações sobre como cuidar das violetas, eu sou apaixonada por elas, mas não sabia como mante-las vivas.

    obrigado

  5. Sandra

    Ola! Minhas violetas nao florescem nunca. Ja coloquei fertilizante e nada. Suas folhas estao sempre bonitas, mas nada de flores!

  6. Linda

    Acredito que está precisando mudar para um vaso maior colocando pedrinhas ceramicas e terra vegetal com humus embaixo. Assim ela vai respirar melhor e se desenvolve.

  7. Luiz Carlos

    Tenho uma violeta com três anos de idade, a primeira florada já no vaso tinha uma flor, no segundo ano floriu novamente e com dois botões, sendo um com petalas totalmente roxo e outra com petalas totalmente brancas, nesse ano esta abrindo quatro botões. Pergunto? isso é normal.
    Outro detalhes, conforme foi crescendo, coloquei estaca para sustenta-la e a parte onde apoiada se tornou tronco solido, chegando a 30 cm de altura. isso tambem é normal?
    aguardo retorno. obrigado

  8. Gostaria de saber se posso podar as violetas, ou seja quando ela ficar com muitas folhas eu posso cortar algumas para dar espaço para as flores brotarem?

  9. LUCIANE

    ALGUMAS DAS FOLHAS DA MINHA VIOLETA ESTÃO AMARELADAS, POIS NÃO SABIA QUE NÃO PODERIA TOMAR SOL DIRETAMENTE NELA.POSSO CORTÁ-LAS? SERÁ QUE VÃO MORRER?

  10. Anne Liz

    Olá,
    As dicas são muito boas. Más, ao ler todos os textos do “Leia Também”, percebi que algumas informações não batem com as outras. Por-exemplo: as violetas são originárias da África do Norte ou do Sul? Quanto a temperatura: 18 C ou 25 C?

  11. elisabete

    vcs poderiam transformar essas dicas em calendário e colocarem a venda seria maravilhoso, assim nao precisava acessar a pag em qualquer duvida é uma sugestão eu ia adorar ter um calendário especial e lindo junto a minhas flores, pensem com carinho na sugestão bjos.

  12. gabibatista

    Anne Liz

    Exite no blog uma categoria que fala sobre orquídeas. Deve ter um artigo que fala sobre a sua divida. Acesse: http://www.flores-online.com/categoria/orquideas/

  13. gabibatista

    Luiz

    Leia mais sobre a sua dúvida no post: http://www.flores-online.com/flores/violetas-curiosidades-cuidar-violetas/

  14. gabibatista

    Sandra

    Os cuidados que deve ter com as suas violetas são: Primeiro, procure colocá-la num local onde receba muita luminosidade, mas não direta. O ideal é que a luz solar seja filtrada pelo vidro de uma janela, por exemplo.
    Outro cuidado é com relação às regas: evite o excesso de água, pois muita umidade favorece a proliferação de fungos e o surgimento de doenças.
    Além disso, quando for regar a planta por cima, tente colocar água diretamente sobre a terra, evitando molhar as folhas aveludadas – elas são muito delicadas e podem “melar”. Para estimular a floração, forneça alguns nutrientes para sua violeta a cada 15 dias: misture na água das regas um fertilizante de fórmula NPK, apropriado às violetas, que você encontra em lojas de produtos para jardinagem.

  15. juliana

    Olá… Tenho uma violeta dos alpes, as flores são rosas e muito lindas, esta com 15 cm de altura, mais ela não esta dando folhas, só tem flores, as folhas secaram a cairam e desde então não tem mais nenhuma folha, é normal? O que devo fazer? Obrigada.

Comente!

CommentLuv badge