Dicas de Como Cuidar de Violetas

VioletasDelicadas, diversificadas e charmosas. Essas são as características mais marcantes das violetas . Embora ela seja uma das flores mais comuns, muitas pessoas ainda não sabem exatamente quais os cuidados necessários para que ela floresça bela e saudável. Sendo assim, vejamos a seguir as principais dicas de como cuidar de uma violeta.

Vasos

As violetas podem se sair bem em vasinhos de plástico, porém, em vasos de barro elas se dão muito melhor. Isto porque os vasinhos feitos de barro absorvem a umidade excessiva, o que apodrece as raízes.

Cuidados com a água

Ao fazer a rega, não irrigue as folhas, visto que elas podem apodrecer. Se tiver o hábito de pôr água somente no pratinho, faça uma rega por mês na terra, a fim de diminuir a concentração de sais minerais. É interessante saber que as violetas não gostam de cloro. Para acabar com ele, ferva a água e deixe-a esfriar antes de molhar a plantinha ou utilize água mineral. No verão, é necessário aguar duas vezes por semana, e no inverno somente uma vez.

Luz certa

Esse tipo de flor necessita de luz, no entanto não aguenta o sol direto. O local ideal é um ambiente com temperatura de aproximadamente 25º C, no qual os raios solares sejam filtrados, por exemplo, pelo vidro de janela.

Adubação

Existem fertilizantes químicos que são específicos para as violetas. Diversifique a adubação periodicamente e alterne com farinha de osso e húmus de minhoca.

Como plantar

Se você quer plantar a violeta, faça da seguinte forma:

- Ponha no fundo do vaso uma fina camada de pedrinhas;

- Faça uma mistura de duas partes de terra comum, duas partes de terra vegetal e uma parte de vermiculita e preencha até a metade do vaso;

- Depois, plante a muda, centralizando a raiz, complete com a mistura e regue generosamente a ponto da água escorrer para o pratinho.

Sinais de problemas

Fique em alerta! Se surgirem manchas queimadas em sua violeta, é porque ela provavelmente foi intoxicada por algum produto químico. Se em vez de manchas queimadas aparecerem folhas amareladas, significa que há falta de nutrientes e excesso de luz.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. YASMIM

    OI ADOREI O SITE GANHEI UMA VIOLETA ONTEM EU ESTAVA COMPLETAMENTE APAXONADA A MINHA E LILAS CLARO ELA E MUITO LINDA BJOS

  2. Boa noite !
    Adoro cultivar flores, por isso converso muito com pessoas que gostam de cuidar das plantinhas.
    Gostaria de saber, se é verdade que, ( tirando as folhinhas centrais das violetas , elas florecem muito rápido, e se for, gostaria de saber porque )
    Caso contrário, gostaria de saber como fazer a poda desta plantinha e qual o mês recomendado.
    Obrigado.

  3. BERNADETE

    AMEI SABER SOBRE AS VIOLETAS, COMO
    SÃO SENSSIVÉIS, ADORAVEISE E LINDAS.

  4. graciett

    oii,
    gostei das dicas, ontem ganhei um violeta da cor lilas, mais tenho no meu escritorio e gostava de saber e o arcondicionado pode prejudicar de alguma forma

Comente!

CommentLuv badge