Violetas – Curiosidades e Como Cuidar de Violetas
22 de março de 2010As violetas, embora não sejam as flores mais perfumadas, são preferência nacional por serem simples de cuidar e muito coloridas. Elas são originárias da África do Norte e existem várias espécies, sendo que algumas delas chegam a mais de 15 centímetros de altura.
Embora sejam muito fáceis de manter, existem alguns cuidados que devem ser tomados com essas flores:
Usar Vaso de Barro
Embora as violetas sejam normalmente comercializadas em vasos de plástico, o ideal é que elas sejam plantadas em vasos de barro. Esse tem a vantagem de absorver o excesso de água e permitir que as raízes da planta “respirem” adequadamente. Vale lembrar que as violetas são plantas muito sensíveis ao excesso de umidade, chegando muitas vezes a sofrer ataques de pulgões quando em ambientes muito úmidos.
Manter Longe do Sol
As violetas são flores de vaso por excelência, tanto que não suportam luz solar direta e devem ser mantidas rigorosamente à meia-sombra. Embora sejam plantas que não gostem de muita luz, não devem permanecer em recintos fechados por muito tempo, pois suas folhas vão ficando amareladas e as raízes podem sofrer o ataque de fungos.
Precisa Replantar?
Assim como outras flores de vaso, depois de alguns meses a violeta pode crescer ao ponto de preencher todo o vaso – precisando, nesse caso, de uma muda.
Para verificar se a flor precisa ser tranferida de vaso, basta retirar um pouco de terra rente a borda do vaso. Se ao retirar uma fina camada da superfície você perceber que o interior do vaso está tomado pelas raízes da planta, está mais do que na hora de passar a violeta para um vaso maior.
Para tanto, retire com cuidado a planta do vaso atual – tomando cuidado para “descolar” as raízes do vaso. Faça uma poda nas extremidades das raízes que estiveram em contato com o vaso.
Antes de replantar a violeta no novo vaso, insira alguns pedriscos e pedaços de cerâmica no fundo do vaso, para facilitar a drenagem da água. Use também terra vegetal com humús, que são ricas em nutrientes essenciais para essas plantas.
Preencha metade do vaso com a mistura de terra e humús, insira a violeta, e preencha o restante do vaso. Ao preencher o vaso com a mistura de terra, tome o cuidado de não encostar os caules mais próximos da terra.
Esses são apenas alguns cuidados que devem ser tomados com as violetas, para que essas flores continuem sempre coloridas e viçosas.
Leia Também...
15 Comentários »
Feed RSS dos comentários deste post URL de TrackBack
Deixe um comentário
Flores Online
Links Patrocinados
Categorias
- Bonsai
- Buquês
- Copo de Leite
- Flores
- Flores e Presentes
- Flores no Natal
- Floriculturas
- Gérberas
- Jardinagem
- Lírios
- Mensagens
- Orquídeas
- Rosas
- Walllpapers





gostei muito das explicaçoês sobre violetas vou cuidar melhor das minhas eu amo flores de todas especies obigada
Comentário por ivete — 9 de setembro de 2010 @ 12:26
Gostei bastante das informações quanto ao cuidado com as violetas. Só gostaria de saber quantas vezes por semana é necessário agoar, uma vez que elas são sensíveis ao excesso de umidade. Uma vez por semana é suficiente?
Grata.
Graça.
Comentário por Maria das Graças Freire — 9 de janeiro de 2011 @ 14:52
Estou em Toulouse Franca por 25 dias. Passei num loja e haviam varias violetas de todas as cores em que jamais vi similar no Brasil. Eu nao resisti e comprei um vazinho para colocar na janela do Hotel. Tenho que arrumar um jeito de leva-la para o Brasil. Ela e linda!!! Queria ter uma namorada assim!! Rrsrsrsr
Obrigado! Adorei seu Site e as explicacoes!! Sucesso!!!
Comentário por Jayme — 17 de janeiro de 2011 @ 13:51
Comprei umas violetas e gostei muito das boas dicas em cmomo cuidar. Obrigada!
Comentário por Simone — 18 de janeiro de 2011 @ 23:09
Fico triste porque minha violetas nunca vingam, compro com flores e depois não da mais snif….espero que agora após ter lido sobre elas tenho mais sorte!.
Comentário por Marly — 19 de janeiro de 2011 @ 8:56
Eu achei um vaso de violeta na casa da minha avó, mas a planta estava tão fraca que eu achei que iria morrer, levei a plabnta para mim, ela esta mais vistosa.
acontece que agora eu ganhei mais dois vasos de violetas, lindos, floridos,e em pouco tempo as flores já estão murchando e até algumas folhas, não sei como eu faço para mante-las sempre lindas, as informações acima me ajudaram muito, mas tenho algumas duvidas
como:
é verdade que a planta gosta de ambiente quentes, abafados?
é correto por um pouco de agua todos os dias no vaso?
Comentário por Cássia — 21 de janeiro de 2011 @ 18:23
por favor vcs poderiam me dar uma dica ou um site de qual tipo de flor perfuma e embeleza um apartamento e vive muito , compro sempre lirios são lindos e perfumados , mas duram pouco e tenho que jogá-los fora e comprar novos .
queria algo permanente .
moro em olinda .
grato.
Comentário por alexandre galdi — 10 de fevereiro de 2011 @ 23:30
OLA EU SOU A GISELE E GOSTEI MUITO DAS EXPLICAÇOA
AGORA SO UMA CURIOSIDADE, POR UM ACASO SE PLANTAR AFOLHA DA VIOLETA
NASCE DE NOVO?
Comentário por GISELE — 16 de fevereiro de 2011 @ 12:04
Muito interessantes as dicas de cuidados com as violetas.
Só acho que faltou mencionar que não se deve molhar as folhas das violetas, pois as mesmas “queimam”, ou seja, ficam com um aspecto amarelado.
Comentário por Lucimeire — 17 de fevereiro de 2011 @ 21:19
As minha violetas estão com pouquissimas folhas. Estão estagnadas, nada acontece, não nascem mais folhas, nem flores, no entanto tb não morrem. Não tem aparencia de estarem com algum problema. Vc pode me informar o que fazer…
Grata,
Comentário por rosane — 30 de março de 2011 @ 16:38
quero cuidar e recuperar minhas violetas. Vou por em prática todas as dicas e tomara que eu consiga.
Comentário por marta maria falcão — 2 de abril de 2011 @ 20:51
Amo violetas e não sabia como cuida-las agora depois de ter lido as esplicações ja sei como cuidar delas .
Comentário por marlene — 19 de abril de 2011 @ 13:45
adorei o site!
Comentário por Zeni — 30 de abril de 2011 @ 13:08
MINHAS VIOLETAS MELAM AS FOLHAS,MESMO COM FLORES,OQUE FAZER?
ADOREI AS DICAS,DE COMO CUIDAR DAS VIOLETAS TÃO LINDAS.
Comentário por diva — 16 de maio de 2011 @ 14:09
Adorei as informações sobre as violetas, agora vouj cuidar da min ha que ganhei nos dias das mães. Obrigada.
Comentário por Laudi — 23 de maio de 2011 @ 23:54