Flores Online

Site com dicas de flores, suas espécies e como presentear com flores

Violetas – Curiosidades e Como Cuidar de Violetas

As violetas, embora não sejam as flores mais perfumadas, são preferência nacional por serem simples de cuidar e muito coloridas. Elas são originárias da África do Norte e existem várias espécies, sendo que algumas delas chegam a mais de 15 centímetros de altura.

Embora sejam muito fáceis de manter, existem alguns cuidados que devem ser tomados com essas flores:Violeta

Usar Vaso de Barro

Embora as violetas sejam normalmente comercializadas em vasos de plástico, o ideal é que elas sejam plantadas em vasos de barro. Esse tem a vantagem de absorver o excesso de água e permitir que as raízes da planta “respirem” adequadamente. Vale lembrar que as violetas são plantas muito sensíveis ao excesso de umidade, chegando muitas vezes a sofrer ataques de pulgões quando em ambientes muito úmidos.

Manter Longe do Sol

As violetas são flores de vaso por excelência, tanto que não suportam luz solar direta e devem ser mantidas rigorosamente à meia-sombra. Embora sejam plantas que não gostem de muita luz, não devem permanecer em recintos fechados por muito tempo, pois suas folhas vão ficando amareladas e as raízes podem sofrer o ataque de fungos.

Precisa Replantar?

Assim como outras flores de vaso, depois de alguns meses a violeta pode crescer ao ponto de preencher todo o vaso – precisando, nesse caso, de uma muda.

Para verificar se a flor precisa ser tranferida de vaso, basta retirar um pouco de terra rente a borda do vaso. Se ao retirar uma fina camada da superfície você perceber que o interior do vaso está tomado pelas raízes da planta, está mais do que na hora de passar a violeta para um vaso maior.

Para tanto, retire com cuidado a planta do vaso atual – tomando cuidado para “descolar” as raízes do vaso. Faça uma poda nas extremidades das raízes que estiveram em contato com o vaso.

Antes de replantar a violeta no novo vaso, insira alguns pedriscos e pedaços de cerâmica no fundo do vaso, para facilitar a drenagem da água. Use também terra vegetal com humús, que são ricas em nutrientes essenciais para essas plantas.

Preencha metade do vaso com a mistura de terra e humús, insira a violeta, e preencha o restante do vaso. Ao preencher o vaso com a mistura de terra, tome o cuidado de não encostar os caules mais próximos da terra.

Esses são apenas alguns cuidados que devem ser tomados com as violetas, para que essas flores continuem sempre coloridas e viçosas.

61 Comments on “Violetas – Curiosidades e Como Cuidar de Violetas”

  1. Vasos de Flores – Como Cuidar de Flores em Vasos | Flores Online Says:

    [...] Violetas: originárias da Tanzânia e já possuem aproximadamente seis mil espécies catalogadas. Além disso, as violetas são muito susceptíveis a pragas e à variações na temperatura. Não molhe as folhas e a copa das violetas, pois elas podem vir a apodrecer, coloque apenas um pouco de água no pratinho do vaso. [...]

  2. ivete Says:

    gostei muito das explicaçoês sobre violetas vou cuidar melhor das minhas eu amo flores de todas especies obigada

  3. Maria das Graças Freire Says:

    Gostei bastante das informações quanto ao cuidado com as violetas. Só gostaria de saber quantas vezes por semana é necessário agoar, uma vez que elas são sensíveis ao excesso de umidade. Uma vez por semana é suficiente?
    Grata.
    Graça.

  4. Jayme Says:

    Estou em Toulouse Franca por 25 dias. Passei num loja e haviam varias violetas de todas as cores em que jamais vi similar no Brasil. Eu nao resisti e comprei um vazinho para colocar na janela do Hotel. Tenho que arrumar um jeito de leva-la para o Brasil. Ela e linda!!! Queria ter uma namorada assim!! Rrsrsrsr
    Obrigado! Adorei seu Site e as explicacoes!! Sucesso!!!

  5. Simone Says:

    Comprei umas violetas e gostei muito das boas dicas em cmomo cuidar. Obrigada!

  6. Marly Says:

    Fico triste porque minha violetas nunca vingam, compro com flores e depois não da mais snif….espero que agora após ter lido sobre elas tenho mais sorte!.

  7. Cássia Says:

    Eu achei um vaso de violeta na casa da minha avó, mas a planta estava tão fraca que eu achei que iria morrer, levei a plabnta para mim, ela esta mais vistosa.
    acontece que agora eu ganhei mais dois vasos de violetas, lindos, floridos,e em pouco tempo as flores já estão murchando e até algumas folhas, não sei como eu faço para mante-las sempre lindas, as informações acima me ajudaram muito, mas tenho algumas duvidas
    como:
    é verdade que a planta gosta de ambiente quentes, abafados?
    é correto por um pouco de agua todos os dias no vaso?

  8. alexandre galdi Says:

    por favor vcs poderiam me dar uma dica ou um site de qual tipo de flor perfuma e embeleza um apartamento e vive muito , compro sempre lirios são lindos e perfumados , mas duram pouco e tenho que jogá-los fora e comprar novos .
    queria algo permanente .
    moro em olinda .
    grato.

  9. GISELE Says:

    OLA EU SOU A GISELE E GOSTEI MUITO DAS EXPLICAÇOA
    AGORA SO UMA CURIOSIDADE, POR UM ACASO SE PLANTAR AFOLHA DA VIOLETA
    NASCE DE NOVO?

  10. Lucimeire Says:

    Muito interessantes as dicas de cuidados com as violetas.
    Só acho que faltou mencionar que não se deve molhar as folhas das violetas, pois as mesmas “queimam”, ou seja, ficam com um aspecto amarelado.

  11. rosane Says:

    As minha violetas estão com pouquissimas folhas. Estão estagnadas, nada acontece, não nascem mais folhas, nem flores, no entanto tb não morrem. Não tem aparencia de estarem com algum problema. Vc pode me informar o que fazer…

    Grata,

  12. marta maria falcão Says:

    quero cuidar e recuperar minhas violetas. Vou por em prática todas as dicas e tomara que eu consiga.

  13. marlene Says:

    Amo violetas e não sabia como cuida-las agora depois de ter lido as esplicações ja sei como cuidar delas .

  14. Zeni Says:

    adorei o site!

  15. diva Says:

    MINHAS VIOLETAS MELAM AS FOLHAS,MESMO COM FLORES,OQUE FAZER?
    ADOREI AS DICAS,DE COMO CUIDAR DAS VIOLETAS TÃO LINDAS.

  16. Laudi Says:

    Adorei as informações sobre as violetas, agora vouj cuidar da min ha que ganhei nos dias das mães. Obrigada.

  17. Kassia Says:

    Adoro as Violetas me ajudou muito essas explicações obrigado.
    Mas como devo regalas?

  18. jocemara Says:

    gostei muito das dicas

  19. WALTER BRIGIDO Says:

    Eu tenho varias mudas de violetas, mas tem uma uma que começou a murchar e as folhas apareceram umas manchas amarelas como se fosse ferrugem, será que está com exesso de água? ou é falta de uma adubação melhor.
    Por favor, espero uma resposta
    Suas explicações são claras, adorei, mas me de uma luz para essa coitadinha que está definhando.
    Obrigado
    23/06/2011 – 16,45

  20. maria lucia picoli dorrigo Says:

    como se planta uma violeta

  21. suely aparecida landim Says:

    amo violetas, estou no momento com cinco jarros e adorei as informações. obrigada.

  22. nelly Says:

    achei muito bom o site. sempre q precisar farei consultas.

  23. dino Says:

    gostei muito, pela primeira vez graças a voces tenho em casa criada por mim, uma violeta linda , agora terei dezenas e centenas grato dino

  24. claramariabernardohenriques Says:

    adoro flores!

  25. claramariabernardohenriques Says:

    adoro flores!adorei saber como cultivar as violetas.

  26. Aylla marina Says:

    Gostei muito das explicações! e agora sei de como cuidar da violeta que meu pai me deu de presente, também adorei o site! só tenho uma
    única dúvida:
    Sei que elas ñ gostam de sol,nem lugares abafados,então onde a coloco??

  27. margarida fonseca Says:

    gostaria de saber se ainda existe violetas bem pequeninas e bemlilas,pois na minha infancia não eram essas tipo africanas

  28. liz Says:

    não tenho sorte com plantas- minha casa tem um pouco de umidade e pouco sol, o que devo fazer, douum duro danado para manter elas lindas e tenho tido muitos gastos, o que devo fazer? gostei muito das dicas muito onrigado. tenho outras plantas que cuidarei com mais carinho, mais do que dou, eu ás amo muito.um abraço.

  29. Priscila Says:

    Gostaria de saber mais sobre a poda das violetas. As minhas estão com muitas folhas de diversos tamanhos, e tenho a impressão que essa quantidade de folhas estão atrapalhando os brotos das flores, visto que os mesmos ficam escondidos (“sufocados”) pelas folhas.Obrigada.

  30. mara soraya da silva Says:

    obrigado por orientar como cuidar das violetas as minhas violetinhas andavam tao feias depois que li vi que estava cuidando el as totalmente errada.

  31. pamela lima Says:

    gostaria de ter muitas, mais sò que tem que ter mmuito tempo para cuidar. elas sao muito lindas amei todas .Obrigada bjs….

  32. cleusa aparecida Says:

    Eu amo muito violetas e achei muito interessante as esplicaçoes sobre os cuidados com violetas muito obrigado e um Feliz Natal e um Ano Novo a todos que amam Flores

  33. Luisa Says:

    Olá gostei muito das informações que obtive.Tenho quatro vasos com violetas uma de cada cor sera que posso comer as flores dessas quanto elas florecerem?
    Gosto muito dessas plantas tive uma duarante 25 anos quando ela morreu fartei de chorar, e jurei não ter mais nenhuma mais gosto muito delas agora tenho 4 e penso comprar mais na proxima Primavera, é quando a muitas a venda.

  34. maria jurce de souza Says:

    eu tenho dois vaso de violetaquero saber como fazer mudas eque de certo p elas não morrer adoro elas é cada uma mais linda que a outraaté logoe obrigado

  35. maria jurce de souza Says:

    tenho também flor de maio mas como cuida delas não tem flor como proceder com isso

  36. maria jurce de souza Says:

    elas esta começando aparecer muda e como fazer p não machucar elas na hora de replantar e muito obrigado

  37. maria jurce de souza Says:

    outro dia coprei uma ortencia coloquei na garagem que é de telha eternit e ela acabou morrendo eu fiquei muito triste porque adoro ela não compre mais como cuida delas por favor me ajude e obrigado

  38. Arleíse Says:

    Em um trabalho escolar de minha filha veio a pergunta o que acontece quando um vaso de violeta é colocado em um móvel próximo a uma janela, ocorre um fato interessante com as folhas. Represente com desenho esse fato? Por favor espero uma resposta, desde já obrigada.

  39. DUDA Says:

    GOSTEI MUITO DAS EXPLICAÇOES,AGORA VOU FAZER DIREITO UMA VEZ QUE GANHEI 30 VIOLETAS DE MEU FILHO PARA ENFEITAR NOSSA VARANDA,MUITO OBG.

  40. maria ap Says:

    amo flores elas me acalmam e ao mesmo tempo me da energia positiva vontade de viver e apreciar a beleza q Deus nos concede tenho paixao por orquideas violetas margaridas ibiscos mas tenho pouco tempo p cuidar acabei perdendo 6violetas mas vou tentar seguir seus conselhos muito obrigada abraço

  41. cherlene Says:

    Bom ! Eu sou amante das violetas , tenho vàrias em minha casa , eu converço com elas e chamo elas de minininhas de mamãe . O carinho e a luz indireta do sol na parte da amanha prà elas fazem elas florirem o ano todo . Na època seca irrigar 2 vezes por semana , e no frio apenas uma vèz por semana . As informações são muito bem vindas . Eu estou trasmintindo as minhas . Eu agradeço as dicas que eu encontrei neste site ! Parabèns !!!

  42. alessandra Says:

    gostei muito eu tenho muitas violetas plantei duas diferentes nomesmo vaso e quando veio a flores fi caram mescladas

  43. FLAVIO SILVEIRA Says:

    Gostei do site. Uma pergunta: as folhas mais antigas devem ser podadas?

  44. kátia cristina de oliveira Says:

    amo todas e qualquer tipo de plantas e flores minha casa e um verdadeira floricultura a minha alegria depois dos meus filhos são minhas filhas (filhas é assim que chamo minhas plantas converso com elas e meus filhos dizem que pareço doida kkkkkkkkkkk amo as plantas)cuidem bem delas elas sao nossas alegrias

  45. erika Says:

    oi….por favor, eu nao sabia q violetas nao gostavam de sol, e coloquei elas ao sol….só q elas estão morrendo e estou muito triste pois elas estavam lindas…oq devo fazer as folhas estão todas muchas…me ajudem!!!

  46. regina Says:

    tenhos varios vasos de violetas ,mais tem uns deles q anda saindo pulgoes branquinhos…nao sei o q fazer ,pois acaba ate matando minhas flores….

  47. gabibatista Says:

    Regina

    No Blog exite uma categoria que fala sobre violetas: http://www.flores-online.com/categoria/flores/violetas/ que deve constar um artigo com a sua duvida.

    Espero que os artigos te ajudem!

  48. gabibatista Says:

    Ericka

    No Blog exite uma categoria que fala sobre violetas: http://www.flores-online.com/categoria/flores/violetas/ que deve constar um artigo com a sua duvida.

    Espero que os artigos te ajudem!

  49. osvaldo topasso Says:

    minhas violetas não florecem mais e estão com poucas folhas.hoje vou mudá-las p/vaso de ceramica (sem pintura) – crú – e fazer a adubagem mensal c/nitrogênio, potássio e fósforo na proporção de 13%,13% e 10%,respectivamente.Por favor, me diga se isso é o suficiente.Grato

  50. osvaldo topasso Says:

    gostei muito dos comentários e ensinamentos. Qto. às minhas violetas, estou transplantando todas para vasos de cerâmica. Elas estão feias e sem flor e as novas folhas estão nascendo enrugadas. Estou pulverizando com uma mistura de fumo e água fervidos.

  51. gabibatista Says:

    Pricila

    Leia este artigo: http://www.flores-online.com/flores/violetas-curiosidades-cuidar-violetas/

  52. gabibatista Says:

    Marcia

    Leia este artigo que vai lhe ajudar na sua dúvida: http://www.flores-online.com/flores/violetas-curiosidades-cuidar-violetas/

  53. gabibatista Says:

    Margarida

    Leia mais da sua dúvida no post: http://www.flores-online.com/flores/violetas-curiosidades-cuidar-violetas/

  54. gabibatista Says:

    Maria

    Leia mais sobre essa dúvida em: http://www.flores-online.com/flores/violetas-curiosidades-cuidar-violetas/

  55. gabibatista Says:

    Luisa

    Leia estes artigos que podem lhe ajudar na sua dúvida: http://www.flores-online.com/categoria/flores/violetas/

  56. gabibatista Says:

    Aylla

    Leia este artigo que vai lhe ajudar na sua dúvida: http://www.flores-online.com/flores/violetas-curiosidades-cuidar-violetas/

  57. agrimaura Says:

    gostei de saber como cuidar das violetas

  58. aghath Says:

    adorei saber como se cuida de uma violeta agora vou cuidar direitinho da minha violeta

  59. eliete santos reis Says:

    Não aguento mais perder, Violetas. SOS só apaxonada por elas.mas o que fazer?

  60. gabibatista Says:

    Eliete

    Leia mais sobre violetas: http://www.flores-online.com/categoria/flores/violetas/

  61. gabibatista Says:

    Liz

    Leia mais sobre violetas em: http://www.flores-online.com/categoria/flores/violetas/

Leave a Comment




CommentLuv badge