Verbenas – Conheça Estas Flores de Nome Diferente

VerbenasAs verbenas tiveram origem na América do Sul e são conhecidas popularmente pelo nome “camaradinha”. Fazem parte da família Verbenaceae e as duas espécies mais conhecidas são: a Verbena hybrida e a Verbena officinalis.

Estas plantas têm ciclo de vida perene e alcançam até trinta centímetros de altura. Os caules são flexíveis em formato quadrangular com coloração verde arroxeada e as folhas são alternadas entre ovais pontiagudas e serrilhadas com pelos.

As Flores são bem pequenas em formato de tubos ficam reunidas nas pontas dos vários ramos. É possível encontrar flores nas cores: lilás, vermelho-escuro, branco, rosa e roxo.

Elas devem ser cultivadas em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. São tolerantes ao frio, mas preferem ficar a pleno sol. Mesmo sendo perenes, as verbenas precisam ser tratadas como bienais (clico que dura dois anos), pois perdem a força vegetativa com o passar do tempo. Devem receber regas regulares, pois não apreciam solos secos.

Uma boa dica é quando as verbenas são plantadas em canteiros, além de o solo ter que ser adubado com frequência, elas precisam de um espaçamento de dez a vinte centímetros de distância.

Florescem praticamente o ano todo e podem ser Plantadas em Vasos, jardineiras, canteiros ou em maciços (neste último ficam parecendo um denso tapete colorido – se alastram rapidamente cobrindo todo o solo).

Verbenas têm propriedades afrodisíacas, calmantes, digestivas e diuréticas.

Curiosamente esta planta é usada para aromatizar cafés e chás ou como perfume e, também, para ser usada como condimento de alimentos (tempero). Considerada sagrada por muitas culturas a verbena atua na proteção, paz, purificação e ansiedade.

A propagação das verbenas é feita através de sementes ou ramos do caule (mudas). Esta plantinha de ramagem tão delicada que fornece um ar campestre ao Jardim pode ser encontrada em floriculturas, floriculturas online e lojas de jardinagem em mudas, canteirinhos ou vasos prontos, arranjos como buquês e, principalmente, em sementes para o plantio próprio.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. Debora

    EU TINHA UMA SUPER CURIOSIDADE QUANTO HA ESSAS FLORES MUITO CURIOSAS E CM ESSE NOME FACINADOR ,ENTÃO RESOLVI PESQUISAR SOBRE TAL PLANTA .

  2. Narciso Santana

    Gostaria de saber onde comprar a flor verbena;

  3. Sou hiper apaixonada por verbenas, vivo pesquisando e tentando plantar as sementes mas nunca consegui nenhum sucesso apesar de seguir à risca as orientações contidas nos envelopes,como fazer para conseguir esta plantinha tão apaixonante?

  4. Adorei este espaço; fiquei cheia de esperança de conseguir resolver meu problema com as verbenas.

  5. Katerine

    Em que cidades podemos encontrar a flor verbena?

  6. Manuela

    Olá,

    Comprei 3 mudinhas e gostaria de saber como faço novas mudas a partir delas.

    Grata,

  7. admin

    Manuela

    A reprodução da verbena é feita através de sementes ou através do plantio dos entrenós das folhas, que ao serem depositadas em substrato adequado e úmido propagam-se rapidamente. Recomenda-se semear ou cultivar os ramos em casca de arroz carbonizada, facilmente encontrada em lojas de jardinagem. Quando as mudas desenvolverem folhas, transplante-as para o substrato definitivo, dando um espaço de pelo menos 20 centímetros entre elas.

Comente!

CommentLuv badge