Vasos de Flores – Melhores Tipos de Flores para Vasos

Quem não gosta de flores? Quem não adoraria ter um jardim florido e acordar pela manhã com aquele perfume de flores tomando conta do ar, ao invés da poluição e aquele colorido exuberante dominando a paisagem, vislumbrada da janela, ao invés daquele mar cinza e sem graça que vemos nas grandes cidades?

Todos nós, não é mesmo? Mas, a maioria dos pobres mortais não pode dispor de espaço em seus apartamentos para ter um jardim. Cada vez menores; esses apartamentos e até as casas atualmente construídas são meras caixas sem vida e sem personalidade, criadas para acomodar o maior número de pessoas possível no menor espaço. Mas não precisa ser assim. Mesmo com um espaço pequeno, você pode ter um jardim de flores coloridas, perfumadas e que alegrarão a sua vida durante todo o ano.

Basta seguir algumas dicas simples e garantir que suas flores plantadas em vasos vivam bem, floresçam com vitalidade e alegria e encham a sua vida com satisfação e regozijo.

A primeira dica é conhecer as espécies e compreender que cada uma delas tem exigências diferentes e podem ou não ter um bom desempenho quando plantadas em vasos. Conhecer as que se adaptam melhor a vida em vasos é a chave para o sucesso de um jardim em vasos. Vamos indicar algumas plantas que produzem flores e se dão muito bem em jardins plantados em vasos de qualquer tamanho. Ao mesmo tempo, daremos algumas dicas de cultivo e de como obter uma bela flor de uma planta saudável e (porque não dizer) feliz:

Violeta africana

É muito bem adaptada à vida em vasos e é extremamente fácil de ser cuidada. Basta ter um solo bem adubado, bem drenado e em áreas que não tenham a incidência de luz solar intensa e nem de ventos fortes. Quando você for efetuar as regas, não molhe as folhas e jamais deixe a água que sair pelo furo do vaso ficar depositada no pratinho. Isso fará com que as raízes da planta apodreçam e sua planta morra rapidamente.

Begônias

As begônias vivem muito bem em vasos, aguentando o sol forte e pedindo apenas uma rega por dia e um solo muito rico em matéria orgânica. É fundamental que você tenha um cuidado especial com a drenagem das águas usadas nas regas para que a planta não fique encharcada e não apodreçam. Use bolinhas de argila expandida no fundo dos vasos ou pedras de brita para garantir que os furos do fundo do vaso permaneceram livres e permitirão uma rápida passagem da água.

Orquídeas

As orquídeas se dão muito bem em vasos e são plantas robustas que podem ser criadas sem casa sem problemas. Evite apenas o excesso de água, as rajadas de vento e o sol direto. Um local com meia sombra e a garantia de uma boa manutenção de umidade sem, no entanto, deixá-la encharcada.

Como você pode ver, a chave para o sucesso de um jardim plantado em vasos é conhecimento das espécies que melhor vivem assim, cuidados com a exposição ao sol e aos ventos em excesso e a garantia de uma boa drenagem das águas usadas para regar as plantas.

Fazendo isso e seguindo essas dicas, você garantirá uma vida mais florida e perfumada com um jardim que lhe trará apenas alegrias e paz.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. luiz carlos

    as populares “bôca de leão” gostam de sol a pino ?
    o meu jardim bate sol intenso.
    obrigado.

  2. reginia maria da silva

    Boa tarde é um prazer entrar neste site,meu espaço é pequeno por isso foi bom ter visto está reportagem e lido,muito obrigada a vocês junto aos seus.

  3. clarice nabozny

    como eu consigo ter a flor de anturio o ano todo. anturio precisa mais de sol ou de sombra? Pode conseguir manter o anturio dentro de casa sempre com flor?

    .

  4. Noelia Sou

    Olá !
    Como fico feliz com seu site ! quantas dicas sore plantas… adoro
    cultivar plantas, e suas dicas foram muito importantes !
    Parabéns, por tanto conhecimento..
    Noelia

  5. gostaria de saber que tipo de vaso devo uar para plantar roseira?

  6. gabibatista

    Marly

    Existe no blog um artigo que pode tirar a sua duvida. Leia: http://www.flores-online.com/flores/rosas-simbologia-e-sua-relacao-com-a-mitologia-e-historia/

  7. gabibatista

    Clarice

    Leia mais sobre Antúrio em: http://www.flores-online.com/flores/anturio/

Comente!

CommentLuv badge