Flores Online

Site com dicas de flores, suas espécies e como presentear com flores

Vasos de Flores – Como Cuidar de Flores em Vasos

Vasos de Flores

Algumas pessoas mesmo gostando das flores acabam não tendo espaço e tempo para poder cultivá-las. Cultivar flores necessita da nossa atenção e uma série de cuidados, mas é muito prazeroso para os apaixonados por flores cultivarem vasos. Entre as flores que são mais utilizadas no cultivo em vasos temos: Violeta, Crisântemo, Margarida, Antúrio, Samambaia e Orquídea.

Cada flor possui um jeito único de ser cuidada de acordo com sua espécie, procure se informar sobre as necessidades da planta, a manutenção deve ser constante, retirar galhos secos, adubação, prevenção de pragas. Existe uma gama de opções para se criar em vasos. Para vasos pequenos devem ser aquelas que não crescem muito e não precisam de sol para viver. Já os vasos grandes são para as plantas que crescem mais e precisam de um pouco de sol em alguns momentos do dia.

Flores que possuem coloração mais variada e porte médio: Margarida, Íris, Tulipa, Magnólia, Violeta, Crisântemo e Narciso. Tipos de plantas que necessitam de espaço, por isso, devem ser plantadas em vasos maiores, além disso, gostam exposição solar ao entardecer.
Algumas plantas são mais delicadas e por isso exigem, além de adubação, cuidados com a temperatura. Entre essas plantas estão: Bromélia, Antúrio, Orquídeas, Amor-Perfeito e Violeta. Fogem do sol direto, preferem lugares fechados e exigem regas ao menos duas vezes na semana, porém, em pequenas quantidades.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a origem das principais flores cultivadas em vasos, bem como dicas de cuidados e até algumas curiosidades sobre elas.

Violetas: originárias da Tanzânia e já possuem aproximadamente seis mil espécies catalogadas. Além disso, as violetas são muito susceptíveis a pragas e à variações na temperatura. Não molhe as folhas e a copa das violetas, pois elas podem vir a apodrecer, coloque apenas um pouco de água no pratinho do vaso.

Crisântemos: são originários da Ásia. Exigem cuidados como manutenção da temperatura (entre 18°C e 27°C), luz indireta, água de 2 a 3 vezes por semana e adubagem. É o grupo de plantas para flores mais comercializado no Brasil e o símbolo do Japão, o trono do imperador japonês é chamado de O Trono do Crisântemo.

Margaridas: teve origem em regiões do Hemisfério Norte. Elas devem ser regadas regularmente, mas sem exageros, e, de vez em quando, deve-se arrancar folhas e flores velhas para favorecer seu florescimento contínuo.

Antúrios: tiveram origem na América do Sul, e pode ser cultivada em todo o país. Quem deseja cultivar Antúrios fique tranquilo, é uma planta de fácil cultivo e não requer muitos cuidados, somente a escolha de um local sombreado, devido a ação prejudicial do sol.

Samambaias: tiveram origem a milhões de anos atrás, e seu nome vem do tupi e significa, “aquele que se torce em espiral”. A maior parte das espécies preferem ambientes sombreados. Samambaias também não gostam de alterações de lugar, pois elas acostumam-se com a luminosidade, temperatura e umidade local. Geralmente são cultivadas em xaxim, que retêm mais a umidade e permitem que as raízes respirem melhor.

Orquídeas: são anteriores ao homem, e vem acompanhando a evolução do mesmo esteve presente na Grécia Antiga, China, e foi disseminado o seu cultivo na época das Grandes Navegações.

Suas várias espécies possuem diferentes usos, desde a fabricação da baunilha até a fabricação de perfumes. Por possuir inúmeras espécies diferentes (aproximadamente 20.000 espécies) e de ambientes distintos não é possível apresentar cuidados básicos do seu cultivo, antes de tudo deve-se descobrir a que espécie pertence para, a partir daí, procurar os cuidados necessários a espécie em questão.

No geral, os cuidados para se cultivar flores em vasos variam de acordo com o tipo e a espécie de flor, cada espécie necessita de uma quantidade de luminosidade, umidade, temperatura, adubação. Antes de cultivar flores em vasos pesquise as características e necessidades de cada flor, e também os vários gêneros e espécies existentes.

Afinal, tanto flores de pequeno porte, como violetas, quanto outras de médio (ou grande) porte, como samambaias, podem ser cultivadas em vasos, desde que seu cultivo seja adequado as necessidades de cada planta.

20 Comments on “Vasos de Flores – Como Cuidar de Flores em Vasos”

  1. Violetas – Curiosidades Sobre as Violetas | Flores Online Says:

    [...] a violeta seja muito cultivada em vasinhos plásticos, o mais indicado é que ela seja plantada em vasos de barro com alguns furos em sua base para drenagem do excesso de [...]

  2. Cris Says:

    Tenho um pequeno vaso de margaridas que ganhei de lembrança em um casamento. Gostaria de saber como devo cuidar delas.
    e também tenho um vaso de lírio branco, ele só possui folha pois arrancaram a flor.Como devo cuidar para que essas duas flores cresçam e floresçam?
    desde já agradeço.

  3. Meire Says:

    Olá, como devo cuidar de Tulipas, em um pequeno vaso com tres.
    Moro em Curitiba-Pr. Aqui é frio. rs
    Grata.

  4. cristiane Says:

    olá, comprei um vaso de tulipa com três flores e dois dias depois elas secaram,o que fazer para cuidar.Elas podem ficar dentro de cas, quantas vezes devo colocar água.Moro em Apucarana .Pr

  5. lina pereira Says:

    so tenho possibilidade de ter vazos ou cantoneira, tenho uma amiga que me vai oferecer 2 pés de maracujá: posso plantar em vaso com estaca ou não poderá sobreviver?
    tenho consciência de que irá sentir-se bem.
    Mas poderá dar frutos?

    obrigada
    Lina

  6. DEISE Says:

    oi,estou criando o meu proprio jardim com umas variaçoes de plantas e flores e gostaria de receber algumas dicas q possa me ajudar, ganhei um vaso de flores de crisantemo sao lindas como cuido dela para nao morre.

  7. Raquel Says:

    Amei vocês darem dicas, sobre flores…principalmente o Antúrio que amo essa flor,obrigada peles dicas,um abraçooooooooo

  8. Gabriela Says:

    Olá, Boa tarde, tudo bem ? Estou aqui com um belo buquê de margaridas, e quero cuidar muito bem delas. Como posso proceder, para que elas vivam muito bem, e tenham longevidade? um abraço, e desde já, obrigada, e um feliz 2012.

  9. Gabriela Says:

    Eu gostaria de saber também aproximadamente o tempo de vida que pode chegar uma margarida, e o ciclo de florescimento dela, se há um período que ela pára de florescer no ano , para o início de um novo ciclo. tudo para o bem da plantinha! obrigada!

  10. cleonice Says:

    ganhei uma tulipa mas ela esta na agua nao sei como conserva=la me augumas dicas

  11. fernanda Says:

    eu adorei

  12. reginia maria da silva. Says:

    Gosto demais da natureza,ganhei mudas de crisântemo,margarida e roseira e flores do campoe essa pagina me deu dicas como cuidar muito obrigada a todos.

  13. marilene p libero Says:

    |tenho um pe de jacinto que ganhei de uma paciente como devo cuidar

  14. camile Says:

    linda essa flor

  15. gabibatista Says:

    Cleonice

    Leia este artigo que vai lhe tirar as duvidas. Leia: http://www.flores-online.com/flores/tulipa-curiosidades-cultivo-tulipas/

  16. gabibatista Says:

    Gabriela

    Leia este artigo que vai lhe ajudar e muito: http://www.flores-online.com/flores/margaridas-saiba-mais-sobre-estes-tipos-de-flores/

  17. gabibatista Says:

    Gabriela

    Leia este artigo para lhe ajudar: http://www.flores-online.com/flores/margaridas-saiba-mais-sobre-estes-tipos-de-flores/

  18. gabibatista Says:

    Deise

    Leia este artigo que vai lhe ensinar como você deve cuidar das flores: http://www.flores-online.com/flores/vasos-de-flores-como-cuidar-de-flores-em-vasos/

  19. Dicas Para Decorar a Casa com Flores | Flores Online Says:

    [...] uma casa é um dos pontos para manter o ambiente alegre, vivo e agradável para receber visitas. Vasos de flores, arranjos e outras montagens trazem tudo isso e podem ser feitos em casa ou comprados em lojas, [...]

  20. gabibatista Says:

    Cristiane

    Leia mais sobre cultivos de Tulipas em: http://www.flores-online.com/flores/tulipa-curiosidades-cultivo-tulipas/

Leave a Comment




CommentLuv badge