Tulipa – Curiosidades sobre o Cultivo de Tulipas

Quando vemos um punhado de lindas tulipas pensamos imediatamente: “Lindas flores, são o símbolo da Holanda; as melhores tulipas do mundo veem de lá”. Muitos chegam a pensar que as tulipas são originárias desse país europeu. Mas, a verdade é bem diferente disso.

As tulipas têm sua origem na Ásia Central (mais precisamente na Turquia) e só chegaram até a Holanda no século XVI (por volta de 1560), levadas pelo botânico Conrad Von Gesner que as catalogou em 1559. E o nome da flor deriva da palavra “tulipan” – turbante, no idioma local. Também há escritos que marcam a China como ponto de origem das tulipas. No entanto, a “origem turca” é a mais aceita.

O cultivo das tulipas se tornou tão popular e tão sofisticado na Holanda que existem variedades caríssimas e uma vasta rede de especuladores que “jogam” com os valores de mercados dessas flores e de seus bulbos. Em meados de 1620 algumas flores conseguidas por cruzamentos eram tão raras e belas que os preços explodiam e as escaramuças e roubos eram frequentes. A situação ficou tão grave que até o próprio governo holandês teve que intervir e dar um freio às coisas. Cada planta dá uma única flor em cada floração. Formada por seis pétalas e de cores tremendamente variadas, com híbridos criados através dos séculos de cultivo e mistura genética quase até o infinito. O primeiro brasileiro a cultivar tulipas com sucesso aqui em nosso país foi Klass Schoenmaker, na cidade de Holambra, interior de São Paulo. O cultivo de tulipas envolve um certo grau de risco porque seus bulbos contêm substâncias que podem provocar alergias, conjuntivites e até mesmo desencadear crises de asma. Ao comprar uma tulipa, escolha sempre um botão e conserve o vaso em um lugar tépido, abrigado do vento e do sol muito forte. O uso de gelo na terra pela manhã e a tarde é feito por alguns mais fanáticos e como forma de fazer a for durar mais; já que isso aliviaria o calor do solo.

Aqui no Brasil, a produção começou em 1988 com bulbos vindos da Holanda e guardados em câmaras climatizadas para que se adaptem as condições climáticas e de temperatura locais. A temperatura é mantida sob controle até que esses bulbos comecem a lançar suas raízes. Depois, elas são plantadas com substratos, luz e água na medida exata para que se consiga retirar do bulbo o que de melhor ele tem a oferecer. São comercializadas em torno de 250 mil vasos com tulipas de várias cores no pregão de flores de Holambra.

As flores brasileiras são consideradas de altíssima qualidade e duram até cinco dias, dependendo da região a que são destinadas. É sempre bom lembrar que, quanto mais frio for o lugar; mais tempo as tulipas durarão.

Como uma flor que encantou toda uma nação, a tulipa vem dominando também uma grande parcela do mercado brasileiro que se rende a ela mesmo fora de época e está disposta a pagar um alto preço para ter flores sempre belas a sua disposição; nem que para isso tenha que importá-las da Holanda diretamente.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. muito tri meu uhhu!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. gotei da flor é linda maravalhosa

  3. amei essas flores e tudo lindo gostaria de ver mais amei amie amei lindoooooooooooooooooooooooo

  4. a flor tulipa é muito bonita adorei

  5. Leonardo francelino

    tulipas sao flores belas.

  6. Vilmar

    A flor Tulipa é uma verdadeira jóia. Embora com alguma dificuldade no cultivo sua beleza e delicadeza justifica o esforço.

  7. Anidia. Tacaiana

    Vivo em Moçambique e gostaria de cultivar tulipas… Será que o clima e propicio? Peco vossa ajuda , se e possível e como cultivar ?

Comente!

CommentLuv badge