Samambaia

Samambaia

As samambaias são plantas muito populares, pois podem ser cultivadas em vários tipos de ambientes e ajudam a deixar a decoração mais bonita. Logo, trata-se de uma flor que serve como presente para diversas ocasiões, como aniversários e outras datas especiais.

Características

Samambaias são flores vasculares que não produzem sementes e se reproduzem por esporos. Essas plantas costumam ser herbáceas, com folhas longas e subdivididas em folíolos (lisos ou rendados). Além disso, as samambaias possuem coloração em vários tons de verde e têm tamanhos distintos, podendo ser volumosas, com as folhas eretas ou pendentes conforme a espécie e a variedade.
Plantação

O ideal é que a plantação aconteça em fibras de coco, que permitem uma respiração mais adequada, graças a uma maior retenção de umidade.

História e Significados

A samambaia é uma das plantas mais antigas do mundo, existindo há aproximadamente 350 milhões de anos. Conhecida também como feto ou feta, tal planta origina-se do termo latino filictu, que significa “lugar onde há fetos”. Já o termo “samambaia” tem origem tupi e representa algo que se torce em espiral.

Tipos de Samambaia

A samambaia é encontrada nos seguintes tipos: americana (espécie mais recente), renda-portuguesa (queima durante o inverno e brota novamente na primavera), avenca (planta delicada que não vive bem no frio), prata (samambaia com manchas prateadas), paulistinha (exemplar bastante comum) e samambaia de metro (possui folhas muito longas).

Origem

Os diferentes tipos de samambaia são originários de inúmeros locais, como Chile, México, Japão, Nova Zelândia, Indonésia, entre outros.

Cuidados

Recomenda-se regar pelo menos uma vez por dia e jamais deixar o vaso seco ou encharcado. Em geral, a samambaia deve ficar em um local parcialmente iluminado e com sombra, de modo a evitar o desgaste em função da luz. Como as samambaias não vivem bem em lugares muito quentes, recomenda-se deixar o vaso em local iluminado, deixando a planta exposta aos raios solares somente por um breve período pela manhã. Outra recomendação é mantê-las em um lugar fixo, pois elas se acostumam com as características do ambiente e podem morrer se forem trocadas de lugar.

Onde Comprar

Você pode adquirir esse tipo de planta na loja virtual Alternativa Virtual (http://www.alternativarural.com.br). Basta entrar em contato e solicitar o orçamento.

Indicações

A samambaia é indicada para regiões que não sejam muito quentes, pois essas plantas precisam de mais água no calor, exigindo uma regularidade maior na rega. O cultivo de samambaia não deve ocorrer em climas com ventos frequentes, visto que se trata de uma flor muito sensível.

Como Cultivar Samambaias

Artigos Relacionados

Comente!

CommentLuv badge