Petúnia – Curiosidades Sobre as Petúnias e Tipos de Cuidados

PetúniaDescobertas no século 19, as Petúnias tiveram origem na América do Sul (Brasil e Argentina, principalmente) e hoje estão bem diferentes de como eram na época. Existiam algumas espécies diferentes como: a Petúnia axillaris (flores brancas) e a Petúnia violácea (flores roxas); estas não fizeram muito sucesso com os europeus por serem fraquinhas e terem flores muito pequenas.

Então alemães e ingleses começaram a “cruzar” algumas espécies diferentes buscando Flores maiores e com cores mais vivas. O cruzamento aleatório resultou na espécie mais comum: a petúnia de jardim, cujo nome cientifico é Petúnia x hybrida.

Elas podem chegar de quinze a trinta centímetros de altura e são excelentes para canteiros, vasos, floreiras ou forrações. Devem ser cultivadas em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. As regas são periódicas. Necessita de luz solar direta (pleno sol) e até apreciam o frio ameno, mas muita atenção com as chuvas fortes, as flores da petúnia costumam rasgar e ficar com mau aspecto, porém, se recuperam com rapidez. Outro cuidado importante é que, sempre quando as flores murcharem retire-as da planta para evitar o surgimento de fungos que provocam o conhecido “melado” nas folhas.

O mais interessante é que as flores passam por hibridação natural (contrário às leis da natureza, seres híbridos são provenientes de duas espécies diferentes) que ocorre no próprio vaso onde está plantada e resulta no surgimento de uma mescla de cores totalmente espontânea.

PetúniasMesmo que possam ser plantadas em qualquer época do ano, a propagação das petúnias é feita através de sementes e tem maior nível de floração na Primavera. Algumas outras espécies, um pouco maiores, podem se propagar através de estacas.

As petúnias são símbolo da sabedoria, da revelação, uma flor que representa o espelho da alma. Podem ser encontradas em floriculturas, Floriculturas Online e lojas de jardinagem em mudas, canteirinhos ou vasos prontos e, principalmente, em sementes para o plantio próprio.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. Adoramos as informações Nós apreciamos esta flor apreciamos Você Assinado,Google

  2. Espero que achem o mesmo que eu achei Por que amei!!!!!

  3. marcia

    Eu estou com uma dúvida: as folhas no vaso de petunia pendente secaram, creio que por falta de conhecimento eu molhei excessivamente.

    Eu podei as folhas secas, será que ainda há solução, ou a planta morreu?

    Agradeço se puderem me esclarecer.

    Márcia

  4. ROBERTO GOMES

    TENHO UM VASO COM PETUNIA POREM AS FOLHAS ESTAO SECANDO E O PE SINTO QUE ESTA MORRENDO..COMO POSSO SALVALA..QUAL EH O CICLO DAS PETUNIAS.. COMO EU POSSO TIRAR MUDAS: COMO DEVO TRATAR DELAS MELHOR: OBRIGADO PELA RESPOSTA..SINCERAMENTE ROBERTO GOMES..

  5. critiane

    quero saber se há algum poblema se eu cuidar da petunia na sombra pois meu cantero naõ bate sol de forma alguma.

  6. rose

    Adoro flores e a Petunia para mim lembra o amor floresecendo. Saber que homens curtem flores sensibiliza a alma feminina de alguém que ama flores.

  7. IVOREMA SAYÃO LOBATO CHAPON

    AS FLORES SÃO BELÍSSIMAS PARA USAR PERTO DE PISCINAS… ESTOU USANDO O XAMPU DE ROMÃ E PETÚNIA. SEI QUE O ÓLEO DE PETÚNIA É BEM ACEITO. VOLTAREI … COM OS RESULTADOS. IVOREMA

  8. Jorge santos

    Como posso adequirir sementes de petunias ibridas baixas e de flôr grande gostava que me ajudasse…..

  9. Anne Macedo

    Ola,
    tenho uma duvida. tenteo transplantar umas petunias para uma floreira e elas ficaram murchas, e parece que podem morrer. O que posso fazer para melhora-las?
    obrigada
    Anne Macedo

  10. gabibatista

    Anne

    Leia este artigo que ira lhe sanar a sua dúvida: http://www.flores-online.com/flores/petunia-curiosidades-sobre-as-petunias-e-tipos-de-cuidados/

  11. daniele

    Eu estou encantada com a variedade e beleza da petúnia e tentei, por 3 vezes, um plantio no meu jardim, um canteiro. Todas morreram em pouco tempo, menos de 15 dias e, segundo informações da florália que me vendeu as mudas, estas plantas são pendentes e não ficam bem em jardins. Como tenho visto lindos canteiros com as petúnias, gostaria de saber se são variedades diferentes ou realmente tive problemas de adaptação das mesmas em meu jardim.
    Grata.

  12. gabibatista

    Critiane

    Leia este artigo que poderá sanar a sua dúvida: http://www.flores-online.com/flores/petunia-curiosidades-sobre-as-petunias-e-tipos-de-cuidados/

Comente!

CommentLuv badge