Flores Online

Site com dicas de flores, suas espécies e como presentear com flores

Flores do Verão – Dicas de Flores para Jardim

jardim floridoO verão é a estação do sol e do calor. Principalmente aqui no Brasil, a maioria das regiões experimenta temperaturas elevadas e a umidade do ar baixa. Por isso, se você quer ter um jardim bem florido nessa época, deve ter em mente alguns cuidados básicos e garantir uma boa escolha de espécies que resistam as altas temperaturas e a possíveis problemas de umidade. Vamos dar algumas dicas e tentar proporcionar a você todos os subsídios que permitirão ao seu jardim ficar florido por mais tempo nessa estação tão difícil.

Mesmo as flores “da época” necessitam de atenção e cuidados para garantirem uma floração abundante e bem vistosa, flores como a Alstroemeria ou madressilva-da-serra, o Alisso, o Amor-agarradinho, a Begônia sempre-florida, a Crista-de-galo, o Capim-dos-pampas, o Cosmos ou beijo-de-moça, a Gloriosa, a Flor-de-cera, a Orquídea chuva-de-ouro, a Onze-horas, a Capuchinha, a Yuca ou Círio-de-Nossa-Senhora, o Copo-de-leite e o Copo-de-leite-amarelo são as plantas que você pode escolher para ter um jardim bem variado e bem colorido mesmo no auge de um verão tórrido.

Quantos aos cuidados com as flores, o principal é regar as plantas sempre que a superfície da terra estiver ressecada ou, pelo menos, duas vezes ao dia. Mas, observe sempre os horários de menor incidência de sol para isso ou, caso contrário, você poderá cozinhar as suas plantas e prejudicar a floração. Deixe os fungicidas e inseticidas apenas para as folhas e para a terra, nada de aplicá-los nas flores e, mesmo assim, procure dar preferência aos produtos naturais como a calda de fumo e a calda bordalesa.

Seguem mais detalhes sobre o cultivo de algumas flores que resistem bem ao verão:

Capucinha

Também é conhecida por Chagas; é originária do Peru, México e da América Central. Precisa ser cultivada mediante o oferecimento de algum apoio em que possa se enrolar e subir. As flores têm forma de cálices e são amarelas, vermelhas e laranjas. Precisa de bastante luz e se reproduz com sementes, estacas ou divisão de touceiras. Pode ser plantada o ano todo; mas, se você fizer isso na primavera, a planta se desenvolve muito mais rápido.

Mussaenda

Com um colorido róseo forte, além do vermelho e do branco, a Mussaenda não gosta de frio e se dá bem em solos bem adubados e em canteiros e jardineiras.

Manduirana

Dá flores amarelas em cachos é uma árvore bela e exuberante. Solos bem ricos e com bom espaçamento entre outras árvores lhe são propícios.

Bouganvile

Chamada também de Primavera, também é exuberante e a adubação deve ser caprichada a cada trimestre. As flores são lindas e cativam os olhares mais exigentes.

Quaresmeira

Ou manacá da Serra. Uma árvore frondosa e de flores abundantes com um lilás lindo e que dão uma beleza sem igual a qualquer jardim espaçoso.

Lágrimas de Cristo

Uma trepadeira que cresce depressa no calor. Fica especialmente linda ao ser disposta em treliças de apoio e para a cobertura de paredes e vãos. Chega a crescer até dez centímetros por dia em condições propícias. É muito bonita e torna qualquer jardim de verão muito especial e cobiçado.

Como você percebe, o calor sufocante do verão brasileiro pode ser mais ameno e mais belo com essas lindas plantas e suas flores maravilhosas.

2 Comments on “Flores do Verão – Dicas de Flores para Jardim”

  1. ketlem ferreira marmello Says:

    acho que cada especie mencionada deveria ter uma foto desta forma eu que estou com dois grandes jardins em casa para montar saberia visualisando as quais ficariam adcuadas no espaço que tenho pois quero algo com muitas flores e poucas folhagens grata pela atençaõ

  2. Aprecie a Beleza das Flores de Verão | Flores Online Says:

    [...] as flores de verão são perfeitas para serem usadas plantadas em arranjos para ambientes externos (sejam em jardins ou [...]

Leave a Comment




CommentLuv badge