Flores – Medicamentos e Alimentos Para Você

As flores são usadas há milênios nas mais diversas áreas do conhecimento humano. Atraídos por sua beleza e perfume sem igual, os humanos primitivos começaram a usar as flores como forma de buscar as graças de seus deuses de modo a resolverem seus problemas do dia a dia. Com o passar do tempo, os seres humanos passaram a usá-las também como ornamento em seus corpos e em suas habitações, tanto em buquês e como em arranjos simples. Não tardou para que as flores chegassem à gastronomia e a medicina na forma de pratos completos, complementos, temperos e enfeites em pratos saborosos e nutritivos ou como componente único ou como parte de uma mistura de ervas usada para tratar e curar um vastíssimo número de males que assolam os humanos desde sempre.

Amor-PerfeitoO amor-perfeito pode ser usado como diurético e depurador, além de ficar uma delícia como integrante de uma salada bem servida. Se você não desejar comer nem se tratar com essas flores delicadas, pode usá-las como os feiticeiros do passado que se serviam delas para afastar os maus espíritos.

As rosas têm aplicações vastas na culinária. As geléias, molhos aromáticos, vinagres e o vinho de rosas são frequentemente usados na alta gastronomia. Além disso, são as flores preferidas para os amantes e na ornamentação das casas. Sendo muito apreciada em jardins, em vasos ou mesmo comprada cortada, na forma de buquês ou um simples solitário. Largamente usada na indústria cosmética como integrante de milhares de produtos como sabonetes, perfumes, cremes e maquiagens.

cravo1O cravo também é largamente usado na medicina fitoterápica para tratar problemas nos olhos e no sistema nervoso. Além disso, seu chá é um potente combatente da prisão de ventre, das cólicas e da tosse. Na ornamentação tem uso comum em funerais e em arranjos decorativos para residências e igrejas.

A calêndula era muito usada na culinária para dar cor aos queijos. Suas propriedades cicatrizantes são lendárias, além do forte poder calendula1antiinflamatório e anti-séptico. Era a flor preferida dos médicos que cuidavam dos antigos guerreiros na Europa e na Ásia (onde era abundante e tem a sua origem). Fica deliciosa também com arroz, em substituição ao caro açafrão ou em saladas; desde que se retire o miolo das flores. Também é usada na cosmetologia como elemento integrante ou principal para cremes, pomadas, maquiagens e um vasto número de produtos, justamente por sua ação anti-séptica e antiinflamatória comprovada.

flor-de-abobrinha3

A flor da abobrinha é um prato típico mexicano que caiu no gosto do brasileiro. Também é usada na medicina fitoterápica para tratar problemas da bexiga e do sistema urinário em geral.

capuchinha1

A capuchinha, uma florzinha que vai do vermelho vivo ao amarelo (passando pelo laranja), é largamente utilizada em canteiros e em vasos para a ornamentação de casas e empresas. Seu sabor picante e diferenciado a faz ter um papel importante na gastronomia e nos restaurantes finos. Usada como repositor natural de vitamina C e carotenóides, combate o escorbuto e as carências vitamínicas desses elementos.

Os óleos essenciais, as pétalas, as folhas, os caules e as raízes de muitas plantas e flores, são hoje largamente utilizados como remédios, alimentos, cosméticos e seus elementos podem ser encontrados na maioria das atividades humanas. Basta olhar a sua volta e você verá muitas flores ao seu redor; mesmo que seja na forma de um perfume ou do recheio de alguma almofada.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. eu gostei muito desse site
    e mor legal nem se compara com o outro que eu entrei era tudo fei

  2. Isadora

    Gostei muito desse site pois alem de ser lindo me ajudou muito para meu trabalho q ciências!!!!

  3. O único problema é que não fala muitas coisas sobre flores, como: as flores são utilizadas na alimentação e tipos de flores que são utilizadas na fabricação de remédios.

  4. evandete wolff

    gostaria de saber quais efeitos podem acontecer tomando chá de copo de leite e, se é conhecido chá, cápsulas Talmasy. Aguardo

  5. samuel

    mto bom o site me ajudou bastanta no trab. de ciencias

Comente!

CommentLuv badge