Flores por Estação – Dicas para um Jardim Florido o Ano Inteiro

Plantar flores pode ser tanto um passatempo quanto uma forma de garantir bons lucros para você. A verdade é que nas cidades; cada vez mais cinzas, mais sem vida e mais sem graça, as flores são sempre uma opção primordial das pessoas para levar um pouco de cor e de alegria para suas casas. Um jardim bem cuidado e florido é uma visão que agrada a todas as idades e traz uma paz imensa para o stress enorme a que estamos submetidos nas ruas das grandes cidades.

cultivo floresMas, um detalhe fundamental é compreender a fisiologia das plantas e a melhor época para plantá-las. Esse conhecimento é de suma importância para garantir a sobrevida de tudo o que você plantar e assegurar que elas se desenvolverão plenamente e atingirão a florescência. Afinal de contas, ter um jardim sem flores é a coisa mais sem graça do mundo; não é mesmo?

Um pouco de informação e conhecimentos simples podem proporcionar a você a incrível oportunidade de ter em sua casa ou em seu apartamento uma explosão de vida e de cores para alegrar os seus dias. Veja as épocas apropriadas para semear as flores que você tanto deseja. Basta de guiar por isso e garantir um jardim florido o tempo todo.

Flores para o ano todo

Alyssum, Flor-de-Mel, Boca-de-Leão, Perpétua, Saudades, Sempre-Vivas, Amor-Perfeito Japonês, Celestina, Mosquitinho, Laços-Espanhóis, Cosmos, Cravínia e Lobélia.

Abaixo você verá os meses ideais para o plantio e as respectivas plantas.

Março a outubro

Amor-Perfeito, Sempre-Viva, Papoula, Esporinha, Bellis, Ibéris, Calêndula e Goivos.

Fevereiro a Setembro

Nemésia

Março a Julho

Ervilha Cheirosa.

Fevereiro a Outubro

Gravínia.

Março a Novembro

Phlox.

Agosto a Fevereiro

Statice e Ageratum.

Agosto a Janeiro

Centaurea.

Agosto a Fevereiro

Petúnia.

Setembro a Janeiro

Sálvia, Zínia, Cravo-da-Índia, Cravo-de-Defunto e Verbena.

Agosto a Fevereiro

Áster, Dália, Balsamina, Celósia.

Agosto a Dezembro

Girassol de Jardim

A escolha certa da variedade de flor a ser plantada, a época adequada, cuidados básicos e constantes, eliminação de pragas e muita informação podem representar um jardim florido o ano todo e muita beleza em sua vida. É quase certo que, ao pensar em criar um jardim para você, as rosas sejam as flores que saltarão a sua mente em primeiro lugar. Conhecidas como as rainhas das flores, as rosas são tão antigas que exemplares foram encontrados até no Antigo Egito. Mas são flores que requerem muitos cuidados e um manejo cuidadoso. Se você não tiver muito tempo para doar ao seu jardim de rosas é melhor escolher uma flor mais rústica e menos exigente em matéria de cuidados. Da mesma forma, pense em escolher plantas mais resistentes a pragas e doenças. Quanto mais robusta e resistente, menos tempo e recursos você vai ter que gastar com os cuidados dispensados a elas. Lembre-se sempre de que o bom senso e uma avaliação correta da sua disposição em cuidar do jardim serão a chave do seu sucesso e da sua felicidade.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. genival gomes cesar junior

    moro em joão pessoa e pretendo fazer uma plantação de flores e quero melhores informações.

  2. Genaro Luíz Hamermüller

    Olá, como é o nome desta flor no topo da página??? Quero plantar…

  3. ola gostaria de saber a época apropriada para plantar flores tipo cravo de defunto,petunia,enfim plantas para serem cultivadas de setembro até março, sendo que moro no Parana na regiao de foz do iguaçu,e aaqui é uma região muito quente. atenciosamente um abraço

  4. Elisabete Maria

    Amei suadica gostaria q me indicasse as melhores plantas p um jardim de pleno sol adoro folhagem coloridas e flores de tdos os tipos moro em brasilia o terreno q pretendo usar e bem pedregoso, mas ja comecei a preparalo capinei, estou preparando um organico em outro cantinho do quintal o q pode me indicar?
    Desde ja agradeço.

  5. Rosa Blasque

    Adoro flores e tenho um jardinzinho onde coleciono vários tipos de flores, estava lindo de novembro a dezembro começaram a morrer ou sumir, conclusão hoje não tenho mais nenhuma, algumas estão tentando brotar, já me falaram que a terra estava muito adubada, pontos amarelos nas folhas das rosas, tenho um pé de louro no local, pode ser isso?
    Ou foi olho gordo mesmo ????
    Rosa 16/01/2013

  6. admin

    Rosa

    Quais tipos de flores você coleciona?

Comente!

CommentLuv badge