Flores para Jardim – Dicas de Flores para Cada Estação

Flores são sempre uma forma de trazer um pouco de beleza para nossas vidas. Vivendo em cidades cada vez mais cinzas e mais repletas de concreto, aço e vidro; um pouco de cor, alegria e perfume podem fazer toda a diferença para se levar uma vida menos estressante e sem graça.

Mas é preciso conhecer as melhores épocas de plantio e garantir, assim, que as plantas dêem flores durante mais tempo e de forma correta. Também é necessário ter os devidos conhecimentos para assegurar que você terá um jardim florido ao longo de todo ano e com inúmeras espécies de plantas diferentes, você conseguirá garantir isso.

jardim

Veja quais flores se destacam em cada estação do ano e escolha as que mais se adequam ao seu desejo e ao jardim que você quer criar:

No verão, as flores mais indicadas são as rosas, a flor-de-lis, a gérbera, o amarílis, as bromélias, o bico-de-papagaio e outras menos conhecidas.

No outono, você também pode plantar gérberas; assim como a Hortência, a flor-de-maio, a azaléia, o rabo-de-gato e a margaridinha.

No inverno, você pode escolher o lupino, o lírio-da-paz, orquídeas, a flor-de-sino, as begônias, a prímula, e a azulzinha.

Na primavera, a estação das flores, a beleza brota de toda parte e é a época ideal para plantar a gérbera, a violeta, o narciso, a petúnia, as bromélias também podem ser escolhidas, os lírios, o lisianthus, a boca-de-leão e o crisântemo.

O cultivo de flores, basicamente, deve considerar um mesmo conjunto de regras simples: Boa frequência de regas, mas sem exagerar; solos ricos em matéria orgânica e sempre mantidos bem adubados; garantir uma boa drenagem nos vasos e canteiros, formando uma camada de pedras com diferentes tamanhos ou bolinhas de argila expandida no fundo de cada canteiro, jardineira ou vaso; sol e iluminação artificial na medida certa e de forma adequada a cada espécie que você escolher. Nesse aspecto é importante não misturar flores que necessitam de grande exposição ao sol com flores que não o toleram (e vice versa). Se você não agir assim; favorecerá o desenvolvimento de uma em detrimento da outra e terá um jardim cheio de clarões e de plantas mortas. O que, venhamos e convenhamos, estragaria completamente os seus planos.

Um outro cuidado a ser levado em consideração é a questão das pragas. Formigas podem ser afastadas dos canteiros com o plantio de pimenteiras em volta deles, como uma barreira natural. Da mesma forma, uma porção de pimentas amassadas e esfregadas no lado externo dos vasos. Isso impedirá que elas entrem nos vasos e arruínem as suas flores. Cochonilhas e outros insetos sugadores podem ser afastados com a aplicação de uma calda feita com fumo de rolo e um litro de álcool. Deixe o fumo macerando no álcool por uma semana e depois dilua em vinte litros de água. Use pulverizando nas folhas e caules. Além disso, ter insetos úteis como as joaninhas é uma dádiva em seu jardim. Se elas aparecerem, fique feliz e deixe-as agir contra as pragas que tentarem aparecer na “sua área”.

Plante as flores que preferir e seja feliz em sua nova casa florida e perfumada.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. Eu que ja trabalhei como jardineiro, adoro flores! E estas imagens de jardins são impressionantes! Quando olho para elas, me da uma vontade tão grande de estar nesse lugar, poder pegar uma cadeira e ficar comtemplando essa beleza. Flares enrriquece a nossa alma e embeleza nossos olhares.

  2. andresa

    Bom achei o site muito interessante.
    Eu trabalho em um supermercado aqui do RS e cuido de flores e plantas.
    Achei importante tirar algumas dúvidas já que as minhas clientes me perguntam muito sobre flores e eu particularmente,faço o que gosto minha casa é quase uma mata!rsrsrs

    Obrigado!

  3. Amo plantas eu nao tenho mais verde em casa por não ter espaço

    Adorei as dicas enfim vivendo e se atualizando

  4. eu tenho paixao por flores achei esta paisagem linda eu tenho um belo jardim em casa eu mesmo que fiz eu me orguho de todas e a minha grande admiraçao eu dedico a minha vida a cuidar com carinho e elas me agradeçem com a beleza e tambem me transmite uma energia nas horas triste de minha vida que e com frequencia .
    comentario alexandra–25 de julho de 2011a 22;25hs

  5. dezo d s

    ola! adorei este site, moro em apartamento como fazer um jardim.
    att.

  6. doriana

    gostaria muito de saber que arvore e esta na foto em cor lilás,obrigado

  7. rafael

    ola eu gostaria de saber o nome dessa da arvore roxa apoiada nos pilares da foto acima
    e se possivel o valor
    obrigado!!!

  8. Luciane

    lindo esse jardim, como é o nome da árvore com flores lilás e das flores amarelas e laranja bem na frente. se eu achar, quero plantar no meu jardim.

    Obrigada!

  9. marini

    Realmente uma obra da da natureza.Obrigado pela imagem.

  10. claudio roberto

    ola.trabalho com jardim plantei um canteiro de inpatiense mais algumas estão morendo a terra esta bem adubada me de uma segestão;;; obrigado

  11. josenil joaquim do nacimento

    hoje achar um site ke fala e explica todas suas duvidas è dificel mas aki tirei minhas duvidas e certamente voltarei aki para saber mais sobre a exuberancia das flores

  12. Helena Maria de Araujo Machado

    Fiquei encantada com o carramanchão de flores azuis não imagino que planta é aquela, maravilhosa

  13. achei um encanto estas flores…

  14. Vera

    Estou precisando de informações sobre as flores de outubro,como cultiva las em cidade quente como Barretos interior dr s/p grata verajucio.

  15. Jose Carlos Cunha

    Eu adorei ver vosso trabalho aliás, trabalhar com plantas e flores é natural de gente nobre e vocês, são uma autêntica nobreza no vosso trabalho.
    Mas…, meus prezados, o que eu pretendo é montar um negócio semelhante em Luanda – Angola onde, já com alguma estrutura possuo um terreno com cerca de 4 hectares e bem perto do aeroporto em construção. Logo, gostaria de saber se estão interessados em desenvolver uma relação n,uma perspectiva vde fornecedor/cliente e/ou para uma parceria se assim o entenderem.
    Aguardarei vosso pronunciamento, se assim entenderem.
    Meus cumprimentos.
    JCCunha

  16. elisabete

    gostaria de sugerir q vocês produzissem um calendário impresso com dicas do que plantar em cada mês do ano, falando sobre as principais características de cada 1 delas, incluindo hortaliças eu serei a primeira a comprar e divulgar; já tô até sonhando com um jardim lindo com o auxilio de vcs beijos.

  17. Júlio

    Excelente artigo!
    Gostei de mais das dicas dadas neste blog sobre dicas de flores para cada estação do ano, pois eu plantar em cada estação do ano as flores que foram citadas neste artigo.

  18. Domingo

    Muito bom o artigo!
    Ele me ajudou a fazer o meu trabalho de escola sobre flores de cada estação do ano.

    Boas dicas!

  19. Sávio

    Adorei de mais as dicas dadas neste blog!

    Ajudaram eu a ter uma boa noção de quais flores poderiam ser plantadas em cada época do ano.

    Espero ter mais dicas como está neste blog!

Comente!

CommentLuv badge