Flores Saiba Cuidar – Dicas de Cultivo de Flores

Quem não gosta da beleza das flores? Por mais duro que se possa ser, as flores sempre fascinam e encantam os olhos e os corações da humanidade há muito tempo. Desde que o homem vivia em cavernas escuras e úmidas, as flores eram colhidas em oferendas aos deuses como forma de mostrar respeito e agradecimento.

Sua beleza logo cativou as civilizações que sucederam aos primeiro grupamentos humanos e rapidamente passaram a figurar como um importante item de decoração, nobreza e de diferenciação entre classes sociais.

Mas, como tudo na vida, cultivar flores plantadas em nossas casas requer uma certa ciência e um mínimo de conhecimento sobre suas necessidades e suas fraquezas. Sem isso, corremos o risco de fazê-las sofrer e matá-las rapidamente sem que possamos sequer partilhar de um único momento de sua beleza e de sua alegria.

Foi justamente pensando nisso que resolvemos disponibilizar para você algumas dicas sobre o cultivo de alguns tipos de flores. Leia e aprenda a fazer a beleza delas durar muito mais.

Calanchoe

calonche

Conhecida também como flor da fortuna e da felicidade. É muito comum em vasos que são presenteados entre amigos e cultivados junto a janelas. Pode ser cultivada em canteiros também. Adoram o sol pleno e em solo bem adubado e bem drenado. Exigem regas regulares sem que se encharque muito. Dão-se bem também com o tempo frio (desde que não seja muito intenso).

Hortênsia

hortensia

Nesta flor, o pH do solo definirá a cor das flores. Um solo ácido produzirá flores mais para o tom azulado e os alcalinos, flores mais róseas. Pode ser plantada em vasos ou usada como cerca viva em grandes extensões. Exige sol forte, solo rico em nutrientes e regas freqüentes. Devem ser podadas uma vez por ano e ter seu crescimento dirigido. Gosta de climas frios e amenos ou de altitudes elevadas.

Crisântemo

crisantemo

É muito comum em nosso país. Aceita a coloração artificial com facilidade após o corte e se dá bem quando plantada em vasos ou em canteiros. Mas não gostam de sol direto nem de luz muito forte. Exige também um controle rigoroso da umidade e da qualidade do solo para atender as suas necessidades nutricionais.

Lírios

lirios

Flores que agradam muito e são encontradas comumente nos lares brasileiros. É a quinta flor mais vendida no mundo todo. Adoram climas frios e amenos, solos muito ricos em matéria orgânica e encharcados (as regas devem ser freqüentes e abundantes). São muito sensíveis a falta de água e morrem ao menor sinal de solo seco.

Azaléias

azaleias

Vivem bem em vasos e em canteiros. Gostam de solos mais ácidos e misturados com terra vegetal. Precisam de muito sol e de regas freqüentes. Adoram climas frios e amenos e são muito fáceis de reproduzir por estaquia.

Bromélias

bromelia

Apesar de serem plantas tropicais, elas gostam de meia-sombra e não toleram muito o calor intenso do sol direto. O “solo” deve ser preferencialmente o fibroso com muita casca de coco, cascas de pinus e podem ser presas em troncos de árvores como se fossem parasitas usando um barbante de sisal até que se fixem sozinhas. Não exigem regas freqüentes e algumas espécies toleram o cultivo interno.

Como tudo na vida, com um pouco de conhecimento, muito trabalho e um jeitinho delicado você conseguirá transformar a sua casa num lindo e viçoso jardim.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. muito legal o seu site…

  2. lizgusmao

    Olá Fabricio,
    que bom que gostou, fico feliz!
    Volte sempre.

  3. maria Josè de Paulo

    Adorei suas explicações, foram muito importante para mim. Obrigada.

  4. lizgusmao

    Olá José Paulo,
    Muito Obrigado por comentar!
    Que bom que gostou volte sempre.
    Obrigado.

  5. ana jomaa

    todas as flores que compram para plantar em minha casa elas morrem com o tempo,cuidado, rego faço tudo o que precisa mas nao sei porque acontece isso.

  6. lizgusmao

    Olá Ana,
    Você deve ficar atenta ao ambiente em que elas estão. Se recebem muita ou pouca luz/sol. Se estão em ambiente seco e com ventilação, esses cuidados também interferem na saúde das flores ok.

    Obrigado por cometar. Volte sempre.

  7. ANGELA MARIA TEIXEIRA VON RONDON

    GOSTEI DE TODAS AS INFORMAÇÕES.
    GOSTO TANTO DE FLORES, QUE SONHO UM DIA, TRABALHAR COM UMA PEQUENA LOJINHA DE FLORES,NÃO CHEGA SER UMA FLORICULTURA, POIS NÃO POSSUO GRANA PARA TAMANHO INVESTIMENTO. GOSTARIA DE APROVEITAR E SABER SE VOCES PODEM ME DAR UMA NOÇÃO DE QUANTO EU PRECISARIA INVESTIR PARA REALIZAR ESSE SONHO???? MAS LEMBRE-SE É APENAS UMA PEQUENA LOJINHA DE FLORES.GOSTARIA DE SABER SE PRECISO FAZER ALGUM CURSO ESPECÍFICO PARA ATUAR NESSE RAMO, TAIS COMO :CUIDADOS, MANUNTENÇÃO, CONSERVAÇÃO E MARGENS DE LUCROS????AH SÃO FLORES NATURAIS OK?????

    UMA ABRAÇO ANGELA VON RONDON

  8. lizgusmao

    Olá Angela,

    Obrigado por comentar!
    Sempre que você pensar em investir em um novo negócio é bom fazer planos e verificar todas as sua posibilidades. Fazer curso e se aprofundar no assunto também é muito bom !! Veja curso no senai ou senac, eles costumam ter cursos para cuidados com flores! Neste curso você irá exclarecer todas as suas dúvidas.

    Boa Sorte !!

  9. o blog está incrivel bem resumido fácil de compreender, as dicas são ótimas . Eu amo plantas e visitarei sempre…Gostei do calanchoe, ganhei um a duas semanas de uma aluna e agora aprendi como cultiva-las!
    abraço, Juliana

  10. cristina

    oi gostaria de ter mais informações sobre o cultivo das plantas que propõe. quando a luz, humidade relativa, temperatura tipo de solo climas apropriados etc. será possível?. um abraço. onde e como fazer um curso, sou angolana.

  11. valeria

    ola ,tenho um terreno e meu sonho é fazer um lindo jardim ,mais nao entendo nada e nem sei por onde começar,mais quero fazer dele um lindo local,preciso de ajuda pois quero plantar uma boa contidade de flores por favor vcs podem me ajudar a realizar meu sonho?fico no aguardo .

  12. leticia

    muito bom! mas e sobre coroas modo de fazer cuidar pra ñ murchar rapido etc

  13. Neuza Ramos Alves

    Bom dia quedemais esse site amo flores e plantas vocês estão de parabéns.Beijinhos

  14. Ray

    oi,tenho plantada em vasos e no jardim hortências que só cresem ficam com os galhos longos e não florecem,vc pode me dizer o posso fazer para que florecam?muito obrigda,bjos de luz.

  15. rayanne

    gostei muito das dicas.

  16. Zulmira

    Gostaria muito de saber qual é o melhor mês para replantar a flôr de outubro, e fazer mudas. Obrigado. Adorei o site.

  17. Tania

    tenho vários vasos de crisantemos que estão secando,gostaria de saber como replantar,também tenho vários vasos de gérberas ,como fazer para florecer novamente?
    Obrigada.

  18. admin

    Tania

    Para replantar basta fazer: Caso queira replantar violetas, outra flor ou outra planta não muito grande, aproveite seu filtro de papel de café, já usado, como filtro de drenagem no fundo do vaso! Ele não deixa a terra sair e já vem com um pouco de adubo!

Comente!

CommentLuv badge