Érica – Veja Aqui Curiosidades Sobre a Flor Érica

Flor ÉricaDa família Lythraceae, as Éricas (Cuféia ou Falsa Érica, como é popularmente conhecida) foram originadas na América do Sul, mais especificamente no Brasil.

Esta planta herbácea perene tem porte ereto, é muito florífera e pode atingir de vinte a trinta centímetros de altura.

As folhas têm formato de pequenas lanças, são verdes e permanentes. As Flores também são pequenas e aparecem durante o ano todo, normalmente, na coloração lilás e branca (esta mistura dá impressão de que a cor predominante na flor é o rosa-claro).

Pelo pequeno porte, esta planta é ideal para ser cultivada em jardineiras, bordaduras, canteiros, floreiras ou entre pedras. O solo deve ser fértil, bem drenado (com a terra sempre úmida) e adubado (o que pode ser feito com a adição de matéria orgânica no solo). Como preferem climas quentes, as Éricas devem ficar a meia sombra ou recebendo luz solar direta (pleno sol).

Estas plantas não exigem nenhum grau de dificuldade com relação ao seu plantio, mas precisam de algumas atenções como: não tolera o clima frio mais rigoroso, regar regularmente e não podá-las (elas não resistem bem a podas).

Sua propagação é feita através de sementes ou estacas já prontas (a conhecida estaquia) e sua floração máxima ocorre no litoral da região sudeste.

Uma curiosidade é que algumas plantas do gênero Cuphea (provido da Cuféia) são conhecidas como “sete sangrias” – aludindo que o tratamento com estas plantas fosse equivalente a esse tratamento comum utilizado antigamente. Inclusive, a espécie Cuphea balsamona é usada para curar febres intensas e disenterias – isso ocorre devido à grande produção de ácido graxo saturado que, a partir de uma determinada combinação entre as substâncias nela contida, torna-se um lubrificante sintético e plastificante.

Podem ser encontradas em Floriculturas, floriculturas online ou lojas de jardinagem em sementes ou em estacas. Pode ser encontrada também na arte do bonsai – é bem apreciada neste meio principalmente por apresentar folhas e flores pequenas de forma natural.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. Marine Fiaux

    Lindas e delicadas. Amei conhecer. Smacks no coração.

  2. Olá! Já escrevi um comentário anterioramente e não me responderam. Queria o contato da pessoa responsável pelo site. Temos um cliente do segmento e gostaria de saber como funcionam os anúncios e uma possível parceria.

    Naveguei no site e não encontrei nenhuma opção de contato.

    Meu e-mail é bruna.martinho@directaclick.net

    Obrigada,
    Bruna

  3. Aline

    quero saber a distancia que tenho que plantar as ericas uma da outra, fica legal intercalar erica e pincgo de ouro

  4. ana clara

    <3 amo flores amooooooooooooooooo de paixão bjos

  5. Erica

    Que interessante, nao sabia que existia uma flor chamada Erica. Inclusive eu adoro essa cor.

  6. Felipe

    Plantei em meu jardim duas Éricas Brancas, porém coloquei muito próxima uma da outra e estou querendo remanejar pelo menos uma, pois está prejudicando na ornamentação do jardim e no crescimento das plantas também.
    Gostaria de saber se as Éricas são resistentes a mudança de local e qual os cuidados que devo tomar.

    Obrigado

    Felipe

  7. Erika

    Amei saber que existe uma flor com meu nome,adoro flores tenho muitas e vou providenciar uma erika,beijos….

  8. Arthur

    Felipe, ja modifiquei as minhas ericas no jardim, sem problemas, apenas procure tirar uma circunferência de uns 15 cm de terra.
    Estão lindas, direto tenho que tirar as mudas que crescem embaixo das maiores.

    Erika, bacana né, eu tenho a Lilás e a branca.
    É uma planta encantadora, crescimento muito rápido, as minhas planto direto no jardim, e complemento com terra vegetal, mais nada.

    Abraços;

  9. nayra

    Tenho um vaso com 12 pés de erika… elas estavam lindas e floridas… do dia para noite secaram. Pode ser o excesso de chuva? O solo mal adubado?
    Eu replantei em outro local, elas podem nascer novamente?

  10. thiago

    legal mas onde ela é encontrada?? qual regiao??

Comente!

CommentLuv badge