Dicas para Montar Arranjos de Flores

Nada encanta mais uma mulher do que um lindo arranjo de flores. Seja um lindo buquê de rosas, ou um arranjo feito com flores do campo ou flores tropicais e exóticas, as mulheres têm com as flores uma relação tão intrínseca que, algumas vezes, um belo arranjo ou um buquê de flores é muito mais bem recebido do que um presente mais caro ou mais pomposo.

Por isso mesmo, vamos dar umas dicas preciosas para que você consiga montar um belo arranjo de flores para presentear a sua amada e conquistar “pontos extras” com ela ao entregá-la um presente magnífico feito por você mesmo. Acredite, isso será muito importante e muito significativo para ela.

arranjo de floresSeguem as dicas:

A primeira dica para montar o seu arranjo de flores é muito simples: Não compre as coisas que você vai precisar no primeiro lugar que você encontrar. Pesquise preços e promoções e compre apenas em lugares que você observar higiene e qualidade. Uma loja bagunçada e suja, geralmente refletirá produtos mal cuidados e de baixa qualidade. O que pode gerar enormes dissabores na hora de montar o seu arranjo floral e de presentear a quem você ama.

Seja qual for o tipo de arranjo que você pretenda fazer e independente de quais flores usará, os materiais básicos serão sempre estes:

Uma tesoura grande, um alicate, arame fino, um recipiente para a base (pode ser de barro, louça, vidro ou plástico), um tijolo floral (uma peça de espuma especialmente criada para reter água e dar mais durabilidade as flores do arranjo), suportes de plástico para o tijolo floral e as flores menores e outros objetos como ramos e tronquinhos que complementarão o arranjo. Se desejar um acabamento profissional; plástico do tipo celofane e fitas coloridas são indispensáveis.

Isso tudo reunido, faltam as flores. Você pode escolher a mais romântica de todas, as rosas. Ou, se preferir, pode optar por flores diferentes como as flores tropicais, flores do campo ou mesmo flores exóticas e totalmente diferentes de tudo o que se vê normalmente por aí. Os limites estarão em sua criatividade e em seu bolso. Além disso, você pode fazer um lindo arranjo e sem gastar uma verdadeira fortuna usando orquídeas.

Mas, vamos a construção do arranjo:

Limpe a base de cerâmica (ou do material que você escolheu) muito bem. Lave-a e seque com um pano limpo. Depois, coloque o tijolo floral de molho em uma vasilha com água suficiente para cobri-lo e deixe que ele absorva bastante líquido. Feito isso, coloque-o sobre a base escolhida em cima dos suportes apropriados e cerque-o com os complementos que você escolheu para compor o seu arranjo. Se forem flores miúdas ou ramos verdes, espete-os no tijolo para que obtenham água e vivam por mais tempo. Use o arame para prender as flores e os ramos no tijolo floral e vá compondo o arranjo deforma a manter as flores principais no interior dele e, ao mesmo tempo, proporcionar uma composição harmoniosa ao conjunto. Use a tesoura para cortar as pontas dos caules das flores em diagonal e assim aumentar a superfície de absorção de água delas. Ao terminar, cubra com o celofane (prefira a compra de sacos como os usados para cestas de café da manhã) e amarre com um lindo laço de fita colorida.

Não tenha preconceitos, saiba que os antigos guerreiros samurais, os melhores e mais selvagens que já existiram, desenvolviam arranjos florais como forma de aumentar a sua sensibilidade e atenção aos detalhes, algo fundamental em um combate.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. sueli machado

    obrigada pela sua generosidade de passar adiante tão grande sabedoria, pois os sabios não deixam para si o que tem de mais precioso passam adiante. um abraço

  2. maria Elizangela lopes munis

    Gostaria de fazer um curso, pra montar arranjos de flores artificiais.
    Desde de já agradeço, e obrigada pelas dicas.
    Parabens!!!

    Elizangela Lopes Munis-Santana-Ap

  3. flavia

    gostaria de aprender fazer arranjos de floricultura,alguem pode me ajudadr.

  4. laura gumieiro

    gostaria de aprender a montar arranjos como faço

Comente!

CommentLuv badge