Dicas de Flores – Cultivo de um Jardim

jardimQuem não gostaria de ter um belo jardim aonde os beija-flores venham alegrar o ambiente? Pois saiba que se você tiver um cantinho de sol no seu quintal ou na sua varanda; ficará fácil criar um jardim florido o ano todo.

Seja aqui, seja numa longínqua paragem qualquer deste planeta, ter um jardim é ter uma janela para aliviar o stress do dia a dia e uma forma de conviver com a natureza nas cidades, cada vez mais cinzas e sem vida. Algumas flores se adaptam melhor do que outras dependendo da quantidade de sol e de água que recebam. Para isso, vamos dar algumas dicas de flores com o cultivo fácil e que você pode reunir num belíssimo jardim que ficará florido o ano todo; trazendo beleza e alegria para a sua vida.

Flores que precisam de sol forte e direto:

- Hibiscus: flores quase o ano todo

- Grevilea-anã:também o ano todo

- Sininho: flores na primavera e no verão

- Sapatinho-de-judia: florescem na primavera e verão

- Suinã : é uma árvore dá flores no inverno e chega a 20 metros

– Pata-de-vaca: também é uma árvore (mais baixa) e dá flores no outono

- Kalanchoe ou flor da fortuna: Pode ser cultivada em com terra rica e bem drenada

- Impatiens: cultivada junto a paredes e muros, a meia sombra ou a pleno sol

- Onze horas : adequada para solos bem adubados, permeáveis e irrigados com frequência

- Catarantus ou Vinca: apesar de perene, dura apenas dois anos porque vai ficando cada vez mais feia com a idade

- Gerânio: evolui menor em regiões de clima ameno

- Petúnia: deve ser renovado o plantio todo ano graças à perda de vigor da planta com a idade

- Cravina: precisa de solos muito ricos

- Pelargônio: exige terras ricas e bem drenadas

É importante ressaltar que essas são apenas algumas flores plantadas que se adaptam ao sol forte e direto. Você deve sempre consultar um especialista para saber qual tipo de plantas adapta bem ao clima da sua cidade e ao solo que você pretende plantar. Como tudo mais na natureza, ainda podem acontecer problemas com pragas e plantas invasoras que necessitarão de sua atenção.

Flores para meia sombra ou para jardins com pouco sol:

- Lantana: plantada ao longo de muros e paredes, dá flores quase o ano todo

- Impatiens: cultivada junto a paredes e muros

- Brinco de princesa: floresce na primavera

jardim-floresSejam quais flores você escolha; lembre-se sempre de que elas são seres vivos e que exigirão cuidados permanentes. Controle as regas, a adubação, a proliferação de ervas daninhas e de pragas para que seu jardim seja sempre fonte de beleza e de alegria para você e sua família. Pode demandar tempo e alguns recursos. Mas, o resultado final, sem sombra de dúvidas causará olhares admirados de seus vizinhos e das pessoas que forem visitá-lo. Além disso, em dias tão impessoais e cinzentos como esses que vivemos nessa época de correria e de ganância desenfreada, nada como ter um espaço em casa pra fugir de tudo e ficar só apreciando o que a natureza tem de mais bonito para nos oferecer.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. Evandro Jardim

    Venho atraves desta solicitar a voces material informativo sobre cultivo de flores,dicas de cultivo com o manter um jardim epocas de plantio.via correio se possivel no endereço:Rua Mauricio de Nassau N°353 , Bairro Zona Norte, Panambi – RS.Minha profissão e Técnico Agrícola, sou professor na Apae de Panambi no setor de Horticultura,Fruticultura e Jardinagem.Dsde ja agradeço sua atenção.Obrigado.

  2. lizgusmao

    Olá Evadro,
    Muito obrigado por ter comentado.
    Gostaria de lhe informar que as informações somente são divulgadas via site.
    Sempre acesse o site para ver as novas informações e dicas com as flores ok!!
    Obrigado.

  3. Sandra

    Gostaria de saber quais flores se adaptam melhor em um ambiente onde não há sol, pois tenho uma jardineira no corredor de minha casa e não sei o que plantar.
    agradeço a ateñção.

  4. Juliana

    Adorei o site, gostaria q vcs me dessem uma dica, quero colocar no muro de casa placas c/ plantas mas bate sol. qual tipo de planta posso utilizar???

    Grata, Juliana

  5. Juúh

    Eu nao to achando em lugar nenhum algo que me responda que tipos de flores, (sem ser o Lírio-da-paz), que não precisem da luz do sol, entao voces poderiam me responder isso por favor?
    Ah, também achei o site super bacana.
    Obrigada, Ju

  6. lizgusmao

    Olá Juúh,

    Obrigada pela visita e fico feliz que tenha gostado do blog. Uma boa sugestão no seu caso é a violeta africana, que cresce muito legal com pouca luminosidade. É a única que me vem a cabeça agora que floresce de fato. Mas você pode ter outras mudas que possuam apenas folhagem e que ficam muito bonitas, como um broto de bambu por exemplo.

  7. Tania Mara

    ola, quero dicas para arrumar meu quintal, ele é grande , bate muito sol e gostaria de por um pouco de grama, preciso de algumas dicas e idéias. adoro flores, mais tenho cachorro, não pode ser melindroso.
    obrigada , tania

  8. jailma

    amei o site as dicas.eu tenho uma azaleia no jarro no terraso de casa mas ela esta mudando de cor.oque devo fazer?ganhei outra flor que lembra uma margarida mas é de duas cores roxa e amarela também mudou de cor socorro! estou aflita !oque devo fazer?obrigada pelo site.

  9. Maria José

    Olá,
    Gostaria de obter informações a respeito do plantio de flores (rosas).Pretendo iniciar essa atividade.
    Obrigada

  10. Maria José

    Por favor,
    Gostaria de obter informações a respeito do plantio de flores(rosas).Pretendo iniciar essa atividade.
    Obrigada

  11. Bom dia! Excelente iciaintiva para o desenvolvimento socioeconomico do país. Sobretudo deverá alavancar um grande numero de mão de obra qualificada.

  12. patricia

    Gostaria de saber quais flores se adaptam melhor em um ambiente onde não há sol, pois tenho uma jardineira no corredor de minha casa e não sei o que plantar.
    agradeço a ateñção.

  13. maria

    Boa tarde!
    Tenho várias espécies de flores no meu jardim,algumas em sol direto todo o dia, outras só de manhã.O problema é que nenhumas se desenvolvem. Eu chego á conclusão que é da terra, porque ao regar a água desaparece ao fim de pouco tempo fica a superfície seca e muito solta na profundidade de um dedo. Já fiz várias tentativas sem solução.
    Haja alguém que me ajude!

  14. PÁDUA JÚNIOR

    Olá estou sempre em busca de nossas técnicas em jardinagem; não sou profissional da área mais tenho o recanto florido.

  15. maria ines santos

    gostaria de obter informaçoes sobre flores pois pretendo montar um negocio de plantio de flores em um lugar com 2mil metros de terreno o que voce acha como devo iniciar onde iniciar por favor me envie uma resposta obrigada

  16. vasco costa

    Estou em Palmela – Portugal.tenho 82 anos e daí relativa capacidade para muito trabalho. Pretendia encher o meu jardim e a entrada de munha casa com flores que se fossem revesando. Quem me poderá ajudar?

  17. excelentes dicas. Parabéns!!

Comente!

CommentLuv badge