Flores Online

Site com dicas de flores, suas espécies e como presentear com flores

Dama-da-noite Chama a Atenção Pela Beleza e Pelo Perfume Intenso

Flor Dama da noite

Você pode até não conhecer sua forma, mas certamente reconhece o cheiro exalado pela dama-da-noite (cujo nome científico é Cestrum nocturnum). Bastante conhecida nos jardins brasileiros, essa planta também pode ser chamada de Coerana, Flor-da-noite, Jasmim-da-noite e Rainha-da-noite. Ela é originária da América Latina, mas também pode ser encontrada em regiões mais quentes da América do Norte.

Características

A dama-da-noite é uma planta com forma arbustiva, de caule reto e com vários ramos sinuosos e pendentes nas extremidades. A maioria das espécies apresenta altura média de 1,5 metros, mas algumas chegam a apresentar até 4 metros. As folhas possuem estrutura simples, com formato oval e tonalidade brilhante.

Tipos de flores

As flores da dama-da-noite têm formato tubular, com coloração que varia do tom creme ao esverdeado. Seu perfume característico é exalado principalmente à noite, após um determinado tempo sem iluminação solar. Nas suas pontas, é possível ver pequenos frutos de cor branca, que são chamadas de bagas.

Produção de mudas

A dama-da-noite necessita de poda regular logo após a floração principal, a fim de garantir flores bonitas e saudáveis o ano todo. As sementes são obtidas a partir das bagas e da estaquia dos ramos, sendo necessário somente plantá-las em solo fértil e irrigado para nascer.

Flor Rainha da Noite

Cuidados, doenças e pragas

Para que a dama-da-noite cresça de forma saudável, ela deve ser cultivada em solo fecundo, com drenos e enriquecida com materiais orgânicos. A planta também precisa de irrigação constante, mas sem encharcar a terra. É importante evitar ambientes com temperaturas extremas ou com variação térmica brusca, pois pode afetar seu desenvolvimento. As flores dificilmente são atingidas por doenças, mas as estruturas secas ou apodrecidas devem ser removidas rapidamente.

Limpeza

A dama-da-noite não necessita de muitos cuidados de limpeza, mas é importante verificar sempre a condição dos caules, folhas e flores. O acúmulo de sujeira pode dificultar seu crescimento e o florescimento.

Leave a Comment




CommentLuv badge