Flores Online

Site com dicas de flores, suas espécies e como presentear com flores

Curiosidades Sobre os Lírios

liriosEm buquês de flores ou em como adorno casamentos e festas, os lírios são uma das flores que mais chamam a atenção das pessoas. Seja pelo seu perfume ou pela sua beleza, o fato é que os lírios são fortes candidatos a rainha das flores.

Os lírios são originários dos países do hemisfério norte. Entretanto, todas as espécies que existem hoje são resultados de cruzamentos entre várias espécies – gerando uma infinidade de flores coloridas e muito autênticas. Dessa maneira é sempre possível montar arranjos de flores totalmente originais com lírios, basta apenas procurar uma espécie diferente para compor o arranjo.

Os lírios são uma das flores mais antigas de que se tem notícia no planeta e as flores de casamento por excelência. Nos casamentos da Grécia Antiga, as noivas utilizavam lírios brancos para adornar seus cabelos e vestido. Já na China, sonhar com Lírios significa casamento próximo.

Outra curiosidade interessante sobre os lírios é que eles, juntamente com as rosas, tem no seu perfume uma substância chamada feniletilamina – essa substância é capaz de estimular a produção de endorfinas pelo organismo humano, o que acarreta em uma sensação de relaxamento e bem-estar.

O único ponto negativo dessas flores plantadas é que, assim como as tulipas, os lírios florescem apenas por um curto período de tempo – sendo necessários vários cuidados e o uso de técnicas específicas para que os bulbos brotem novamente.

Se você quer manter seu vaso de lírios bonito por mais tempo, lembre-se de que os lírios gostam de locais bem iluminados e arejados – e a terra deve estar sempre úmida, mas nunca encharcada.

Como Cultivar Lírios

Se você deseja fazer que aquele vasinho lindo de lírios floresça novamente, aqui vão os passos que você deve seguir:

1 – Depois que as flores do seu vaso de lírios secarem, continue regando a planta por mais três meses. Passados os três meses, pare de regar a planta e espere os galhos secarem completamente.

2 – Retire os bulbos da terra junto com os galhos e embrulhe em sacos plásticos. Coloque os bulbos na menos fria da geladeira por 4 meses.

3 – Passados os quatro meses de geladeira. Plante os bulbos novamente e deixe o vaso em um local bem fresco e arejado. Se tudo der certo, dentro de poucas semanas você verá os brotos nascerem.

40 Comments on “Curiosidades Sobre os Lírios”

  1. adailson Says:

    Olá, tenho dois vasos com lirios aqui na minha casa, depois que as flores cairem, não tem outra forma de faze-la flrescer novamente???
    somente desta maneira descrita acima???

  2. Carla Says:

    Olá,
    Meu Lírio floriu e agora está ficando todo amarelado e as folhas caindo, o que devo fazer, continuar regando por três meses ? e depois colocar na geladeira poor mais 4 meses ? Ou pelo fato de estar amarelando tão rápido eles correm o risco de não florescer.
    Obrigada pela ajuda.

  3. zelia Says:

    Tenho dois vasos de lirios,só que os bulbos sao pequenos. Guardo-os assim mesmo, pequenos?

  4. joseane Says:

    Ganhei do meu marido de aniversario um vaso de lírios e as flores estão caindo , tenho medo que ele morra .
    O que devo fazer para que durem mais tempo ?

  5. patricia paiva Says:

    Simplesmente corte os galhos e replante só as batatinhas(os bulbos)não precisa pôr em geladeira e esperar 3 meses.

  6. Como Cultivar Lírios? | Ancorador Says:

    [...] em dia essas cores e mesclagens aumentam a cada dia através de cruzamentos artificiais. Os lírios são flores que têm de 1,00 m a 2,00 m na fase adulta, podendo ter [...]

  7. thayane Says:

    Ola, o galho do meu lirio secou completamente e eu nao consegui achar os bulbos, apenas troquei a terra de vaso. Isso pode prejudicar a planta?

  8. Celso Camilo Says:

    Segui as informações que dadas de manter os bulbos por quatro meses e os replantei, não deu certo morreram….
    Comprei novos Lírios e estou com eles já secos a cerca de 3 meses, o que fazer? Coloco-os na geladeira ou os planto diretamente?
    O bulbo é como uma cabeça de alhos, e desta forma que os plantei da vez anterior ou o correto e soltar “dentes por dentes” e assim o bulbo geraria cerca de 5 novas plantas?
    Aguardo suas instruções, desde já grato,
    Celso Camilo

  9. Edson Fonseca Says:

    Eu gosto muito de Lirios são flores que deveriamos ter em casa todos os dias, são também minhas treferitas para dar de presente aos meus amigos.

  10. luzia bastos Says:

    gostaria de saber onde encontrar lirio do mato pois descobri que e excelente para diabete. moro em cuiaba mato grosso diz que so tem no estado da bahia.

  11. Ana Cristina Says:

    Ganhei um vaso de Lirio e as flores estão caindo as folhas amarelando o que devo fazer para não morrer, devo folhar ela direto na vaso ou arrumar um pires de baixo dela e molhando por ali, devo molar ela quantos dias por semama??

  12. cecilia Says:

    alguns meses comprei lirios, e replantei os bulbos, e agora ja nasceram as folhas e replantei sera que as folhas vai semtir as mudanças tenho medo de perde-los

  13. marcos Says:

    tenho dois vasos de lirios e as flores secaram e passaran dois meses e meio e esta vindo outro broto,o que devo faser para esse broto da flores novamente. e que tipo de adubo devo colocar?

  14. Mara Says:

    O meu líro já passou pelo processo de 3 meses na geladeira.Mas até hj não vi broto algum,seus galhos cresceram fortes e robustos.O q devo fazer p que eles floresçam.

  15. Juciara de Mendonça Narcizo Says:

    Boa Tarde. Moro em Linhares no Espírito Santo e ganhei Lírios em um vaso plástico no dia 15-09-2011 e suas folhas já estão amarelas e caindo como devo cuidar nesse momento dessa planta tão linda. Juciara.

  16. Lisa Says:

    Ganhei um vaso com lírios brancos, alguns já desabrochados e outros fechados. Mas agora o q estavam abertos, já caíram todos e os que estavam fechados abriram, mas estão ficando amarelados como aconteceu com os outros. O que devo fazer pra não morrerem?
    Grata.

  17. LUCIANA Says:

    Olá! Ganhei um buquê Lindooooooooo de Lirios brancos. Só que veio no vaso com agua. Posso plantá-los na terra? Para fazer o mesmo processo para cultivá-lo novamente??? Abraços…

  18. eronilda Says:

    minha curiosidade é, sou evangelíca, e não acredito em surpertição, mais meu sogro faleceu já faz uma semana, e faz umas dois dias que sinto cheiro de lirio, onde eu coloquei na mão dele quando ele faliceu, não só eu sentí, como a minha filha ae meu esposo, o que quer dizer. sentir de vez em quando o cheiro de lirio.

  19. noemi ferreira Says:

    Eu tenho lírios vermelhos que florescem uma vez ao ano, era da minha avó, e eu estou com 56 anos, então já tem tempo.
    Do vaso da vovó, eu replantei em outros 3 vasos, os bulbos mais jovens parecem alho gigante, e os mais velhos são grandes como cebolas.
    Nunca fiz esse “processo indicado”, apenas replantei, reguei duas vezes por semana, e quando florescem são lindos.

  20. Rachel Says:

    Ganhei lírios em junho de 2011. Após a morte das flores, deixei em um lugar semi coberto e com boa iluminação. A planta secou, ficou verde novamente e está com flor e mais um botão agora. Não tive nem um cuidado especial, molhando de vez em quando, quando lembrava…

  21. Nayra Says:

    Gostaria de saber mais sobre o lirio amarilis.

  22. Adriana Says:

    Fiz do jeito indicado e para minha surpres eles brotaram de novo! Verdadeiro milagre da natureza!

  23. virginia Says:

    queria saber se posso molhar meu vaso de lirios todos os dias?

  24. gabibatista Says:

    Nayra

    Leia este artigo que a sua duvida será respondida:http://www.flores-online.com/flores/curiosidades-sobre-os-lirios/

  25. gabibatista Says:

    Luciana

    Leia mais sobre a sua dúvida neste post: http://www.flores-online.com/flores/curiosidades-sobre-os-lirios/

  26. gabibatista Says:

    Lisa

    Para garantir maior durabilidade à planta é preciso prestar atenção em algumas regras simples. “Escolha as que ainda têm botões fechados e folhas bem verdes”, ensina Edna.

    Para cuidar dos Lirios basta fazer: ao chegar em casa não se esqueça de cortar os caules na diagonal.Faça isso sempre que trocar a água para eliminar a parte morta. Também é fundamental retirar as folhas que estão em contato com a água. A medida impede o processo de decomposição e, consequentemente, a proliferação de bactérias.
    Por último, após a flor abrir, retire com cuidado as anteras – parte que contém o pólen.Isso evita manchas nas pétalas e nas roupas.

    Existe no blog mais artigos sobre essa flor! Leia: http://www.flores-online.com/categoria/lirios/

  27. Josiane Says:

    Minha mãe ganhou de presente um vaso de lírios de cor laranja em junho desse ano. Floriram e depois secaram. Como não sabia como fazer, ela não teve os cuidados listados aí como colocar na geladeira por exemplo, só deixou no quintal perto de outras plantas,num lugar até frio por sinal e continuou regando normalmente. Essa semana ele está florido de novo. Mas com certeza toda ajuda é sempre bem vinda! :)

  28. admin Says:

    Josiane

    Saiba como deve ser o cuidado seu com os Lírios neste post: http://www.flores-online.com/lirios/lirios-saiba-mais/

  29. francisco Says:

    fiz igual a josiane, ganhei um vaso com lirios, as flores morrerram.
    Deixei o vaso lá no jardim, ao sol, passado meses, florou novamente.

    Aproveito para agradecer pelos comentários, realmente esse site é otimo, faz dividirmos nossas experiências.

    francisco

  30. admin Says:

    Juciara

    O cuidado correto dos lírios deve ser cultivado sempre à meia sombra, em substrato rico em matéria orgânica, com boa drenagem. Adubações anuais e regas frequentes garantem o visual do lírio-da-paz.
    Existem ocasiões em que os vegetais mesmo possuindo muita água ao seu redor não conseguem absorvê-la. É a chamada seca fisiológica. Um dos principais motivos que provoca esse tipo de problema é o excesso de adubo.
    A única solução é efetuar a troca do substrato do vaso por outro de boa qualidade. Em lojas de jardinagem você encontrará o substrato ideal, marca Rendmax, um dos melhores para essa espécie por manter a umidade por longo tempo e possibilitar uma boa drenagem.

  31. Claudemir Says:

    Após a floração e o galho começar a amarelar, fui retirar o bulbo para guardar na geladeira, para minha surpresa há várias “batatinhas brancas” com raizes… que faço guardo junto com o bulbo maior ou guardo o mais velho o que floreceu, e no lugar planto as pequinininhas?

  32. Filipa Grade Says:

    Bom dia, gostaria de saber se é possível fazer crescer lírios dentro de casa. O lugar seria um quarto virado a norte, frio e com sol. Arejado, só abrindo a janela como faço diariamente durante uma ou duas horas…obrigada

  33. gabibatista Says:

    Filipa

    Você precisará de crescer seu lírio de paz ao ar livre em uma panela, porém, assim que você pode facilmente movê-la dentro de casa para o frio Outono e inverno.

  34. admin Says:

    Cecilia

    Leia mais sobre Lírios em: http://www.flores-online.com/flores/curiosidades-sobre-os-lirios/

  35. gabibatista Says:

    Claudemir

    Leia mais sobre Lírios em: http://www.flores-online.com/flores/curiosidades-sobre-os-lirios/

  36. gabibatista Says:

    Mara

    Leia mais sobre Lírios em: http://www.flores-online.com/lirios/lirios-flores-magnificas-e-belas/

  37. gabibatista Says:

    Marcos

    Leia mais sobre Lírios em: http://www.flores-online.com/lirios/lirios-flores-magnificas-e-belas/

  38. gabibatista Says:

    Ana Cristina

    Leia mais sobre Lírios em: http://www.flores-online.com/lirios/lirios-flores-magnificas-e-belas/

  39. luiza Says:

    ola meus lirios estavam lindos quando ganhei plantei em um vaso maior e nao nascia nada agora desmontei o vaso e percebi que ha varias batatas se abrindo parecendo bromelias e agora o q faco?

  40. Joice Says:

    Minha mãe tem vaso de barro bem grande com lirio branco,ela deixa no quintal onde é bem iluminado mas não no sol,fica na sombra,todo dia ela água a planta sem enxarcar,tira as folhas e flores amareladas e ai quando é época das flores elas abrem normalmente.Inclusive está cada dia mais linda as folhas até brilham!!!!

Leave a Comment




CommentLuv badge