Crisântemo – Conhecida com Flor da Páscoa

Crisântemo Chryasanthemum – nome que em grego que significa flor de ouro – mais conhecida como crisântemo, a famosa rainha do outono. No Brasil é conhecida como a flor da páscoa pela páscoa ser próxima ao outono, época de seu florescimento. Mas esta planta é de origem chinesa e foi utilizada pelo seu exército e por sua nobreza, depois levada ao Japão onde virou símbolo nacional e em seguida para o oriente onde Carl Von Linné a nomeou.

Com Flores simples ou dobradas, cores diversas, formas simples ou diferentes, tamanhos de pequenos a grandes e para vaso, jardim ou corte, a mais vendida no Brasil. Esta inúmera variedade de plantas foram desenvolvidas para o cultivo durar o ano inteiro. O fato de as plantas terem resistência ao frio e ao calor é devido a um programa de seleção e melhoramento genético que vem sendo feito há muito tempo e intensamente.

Ela pode chegar a um metro de altura e algumas espécies têm suas flores e folhas comestíveis, mas também é muito utilizada na fabricação de inseticidas. É uma planta de dia curto que floresce no inverno, mas fazendo o plantio em estufas durante o verão obtém-se a produção durante o ano inteiro. A produção é feita por estacas que são tratadas com reguladores adequados para o enraizamento e depois as mudas são transplantadas para o local definitivo, um vaso para decoração e solo para as de corte ou Jardim.

Em alguns países o crisântemo é utilizado em datas fúnebres e as suas cores têm diferentes significados como amarelo que significa amor acabado, vermelho é paixão e branco a sinceridade, mas também é utilizada em outras datas como natal, ano novo, dia dos namorados e dia dos pais e das mães, mas geralmente para os já falecidos, e em eventos sociais como aniversários, casamentos, formaturas entre outros. Acreditava-se que colocando uma pétala da flor no fundo de uma taça de vinho traria uma vida saudável e próspera.

Artigos Relacionados

Comente!

CommentLuv badge