As Cores de Rosas e Seus Significados

rosas vermelhasDentre todas as flores, talvez as rosas sejam as maiores companheiras do ser humano na cultura ocidental. Sejam rosas brancas, rosas vermelhas, cor-de-rosa ou de qualquer outra cor natural (ou não); as rosas têm um lugar guardado bem no cantinho do coração de cada um de nós. Afinal de contas, ninguém que tenha vivido mais do que apenas alguns anos pode dizer que passou pela vida imune ao encanto dessas flores especiais sem nunca tê-las dado ou as recebido como presentes em diversas ocasiões.

Rosas vermelhas significam amor intenso e apaixonado; vivido de forma plena e totalmente arrebatadora. As rosas vermelhas bem escuras podem ser usadas também no luto.

Rosas na cor rosa podem refletir gentileza, carinho e afeição.

As rosas amarelas simbolizam felicidade, amizade e (em alguns casos) dúvidas e ciúmes.

As rosas laranjas significam encanto e fascinação.

As rosas chá significam respeito, admiração e sabedoria.

rosa-brancaAs rosas brancas simbolizam a paz. E são sempre associadas a juventude e dadas preferencialmente como presentes para moças jovens.

As rosas na cor champanhe; simpatia, prazer, respeito, reverência e admiração. Por isso, juntamente com as rosas cor-de-rosa, são sempre presenteadas para senhoras de mais idade.

Existem ainda cores artificialmente forjadas como rosas azuis ou pretas (há uma verdadeira infinidade de cores possíveis; já que basta acrescentar corantes à água das rosas brancas pra obtê-las) que têm muito mais um valor pelo exotismo e beleza “sui generis” do que propriamente um significado especial na simbologia das rosas. E, em alguns casos extremos, pode-se obter novas cores através da engenharia genética e manipulação de DNA.

As rosas são, desde muito, consideradas como um símbolo de carinho, amizade, amor, paixão e da perfeição da criação divina e da pureza de coração. Desde os mais antigo primórdios da nossa civilização se encontram relatos de rosas sendo cultivadas, colhidas e presenteadas como gesto de carinho, respeito e elegância. Ninguém sabe a certo o seu lugar exato de origem e nem como se originou. Apenas sabemos que, essa linda obra da criação, teve sua origem no longínquo oriente. E, desde então, vive cercado por seus mistérios e por todo o seu magnetismo. Sendo citada inclusive na Bíblia e em vários outros livros sagrados.

Da mesma forma que suas cores encerram um significado oculto e, de certa forma, misterioso; as rosas podem assumir ainda significados conforme se apresentam durante o ato de presentear. Por exemplo:

As Cores de Rosas e Seus Significados - Rosa AmarelaUm buquê de rosas bem cheio é sinal de gratidão. Um cacho de rosas é considerado sinal de encantamento. Uma coroa de rosas (guirlanda) o reconhecimento de um ato meritório cometido. Rosas vermelhas e rosas brancas num mesmo arranjo simbolizam paz, união e harmonia. Rosas amarelas com vermelhas significam alegria. Rosas vermelhas com rosas cor-de-rosa amor apaixonado ou solidariedade e amizade se forem de um tom mais para o claro.

Rosas coloridas com predominância de vermelhas significa amor feliz e pleno. Sem espinhos simbolizam o amor à primeira vista e a solitária (uma rosa única) revela simplesmente: “Eu te amo”.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. Helen de Almeida

    Muito obrigada! achei o que procurava.Esses comentários são utéis.

  2. lizgusmao

    Olá Helen,
    Que bom que gostou.
    Sempre estamos com novas dicas, volte sempre.

  3. mylla

    Muito bom, tenho uma paixão intensa pelas rosas e saber (ou ter a certeza) de que uma única rosa representa um simples ”Eu Te Amo”
    é maravilhoso é lindo!!
    Muito Obrigado!!

  4. lizgusmao

    Mylla!! obrigado por comentar e pela vista!!
    As rosas são lindas e encantadoras sempre !! :)
    Volte sempre ok.

  5. zenilda Inocencio.

    eu amo rosas…vcs estão de parabens com o site

  6. lizgusmao

    Olá Zenilda,
    As Rosas são lindas, não tem como não gostar delas.
    Fico feliz por você ter gostado do site!!
    Volte sempre e obrigado por comentar.

  7. António Pontes

    Adoro Rosas, mas ainda sou novato no assunto. hoje descobri que as minhas rosas mais recentes, são conhecidas como as rosas da felicidade (ou da fortuna).
    O que fez com que ficasse ainda mais feliz por gostar de rosas e sentir-me bem em apreciar-las.
    Por isso bem aja a quem gosta de rosas, quer por terem cheiro, ou por serem única e simplesmente belas.

  8. diana

    gostei desses sign. pois faz tempos q venho querendo saber quais sign.elas tem

  9. lizgusmao

    Olá Diana,
    Que bom que gostou !!
    Obrigado por comentar ;)

  10. hilda

    adoro rosas flores e u poema de deus para a natureza

  11. Gostei muito de saber o significado de cada flor. Adorei o site.
    Júlia recently posted..Por- lizgusmao

  12. Rosane S.L

    OI SOU UMA MULHER APAIXONADA POR ROSAS, PRINCIPALMENTE AS AMARELAS É UM SHOW ESTE SITE PARABÉNS

  13. Renata Milano

    Ele nunca disse que me amava, mas a rosa solitaria que ganhei linda e formosa denunciou o amor que ele tem por mim!! Valeu, agora estou mais feliz!!

  14. julio cesar dos santos

    o mundo deveria ser todo coberto por rosas

  15. julio cesar dos santos

    para min as rosas sao como as mulheres lindas

  16. roberto

    iraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaado ai mano esse site

Comente!

CommentLuv badge