Como Cuidar de Plantas Ornamentais

Plantas Ornamentais

As plantas ornamentais são muito utilizadas por pessoas que adoram dar um ar mais natural e conceder ao ambiente uma beleza especial. Profissionais de arquitetura de interiores e paisagistas combinam diversas flores exuberantes, coloridas e com características que se complementam em uma obra final. Cada espécime é colocado em um local adequado, levando-se em consideração aspectos como incidência excessiva ou ausência de raios solares, ventilação, combinação com paredes e móveis de cada suíte, entre outros quesitos.

Alguns cuidados são necessários para garantir que as plantas e flores ornamentais continuem belas e saudáveis. O primeiro deles é garantir que os vasos e jardineiras estejam posicionados fora da circulação de pessoas, evitando assim acidentes. Em segundo lugar é preciso garantir um substrato de qualidade. Logo, colocar uma manda sintética e argila expandida ou brita contribui para uma melhor drenagem. É preciso realizar também a quantidade certa de regas que cada planta precisa. Se os vasos forem colocados no interior da casa, procure locais que recebam uma boa quantidade de luz natural. Cozinhas e varandas são excelentes para o cultivo.

No quesito terra, a dica é escolher por aquelas ricas em matéria orgânica. Além disso, é necessário repor adubo constantemente, para garantir que a planta absorva os nutrientes corretamente e mantenha-se saudável. A cada seis meses, procure adicionar ao solo húmus de minhoca, bem como adubo químico contendo nitrogênio, fósforo e potássio, substâncias nutritivas de grande importância para as plantas.

Procure realizar pelo menos uma pulverização por mês com óleo de nim (uma planta de origem indiana) para evitar o surgimento de pragas. O uso de fungicidas – como a calda de bordalesa também é recomendado. Plantas venenosas devem ser posicionadas ficar fora do alcance de crianças ou animais, bem como deve ser evitado o uso de agrotóxicos.

Artigos Relacionados

Comente!

CommentLuv badge