Boca-de-Leão – A Beleza Com Cara de Selvagem

boca-de-leão com as flores na cor brancaEsta planta herbácea pertencente à família das Escrofulariáceas teve origem na Europa e no Mediterrâneo.

Pode viver cerca de dois anos e completa seu ciclo no período de um ano – necessita de replantio após o término deste ciclo. Sua floração é ótima para jardins e canteiros, ocorrendo com maior predominância no final do inverno e no início da primavera.

É ereta, com folhas delicadas e estreitas na cor verde-escuro na parte superior e mais claro na inferior. Uma curiosidade do nome desta planta está relacionada ao formato das flores, estas lembram o focinho aberto de um leão e podem ser de uma ou duas cores (entre rosa, vermelho, amarelo e branco) dispostas em espigas terminais.

Mesmo sendo uma planta bem resistente (até contra o ataque de pragas) não suporta geada e exige alguns outros cuidados como: necessita de sol pleno onde, pelo menos, 4 horas diárias sejam de luz solar direta; o clima deve ser ameno; o solo deve ser bem drenado e ser rico em matéria orgânica (composto de terra de jardim e terra vegetal); e podem ser regadas uma vez por semana (por suportarem solos mais secos), ou, então, duas vezes em épocas mais quentes. Sua propagação é feita através de sementes.

As flores podem atingir cerca de setenta centímetros de altura e, por isso, são muito utilizadas em canteiros, jardins e decorações (junto a piscinas ou entrada de residências, como por exemplo).

um buquê usando bocas-de-leãoAlém de ser usada para decorar, a Boca-de-Leão também é considerada uma planta medicinal – capaz de purificar o sangue; efetiva em tratamentos de reumatismo, diurético e digestivo; empregada contra problemas de vesícula e de fígado (aumenta a produção da bílis); e estimula o apetite.

Podem ser encontradas em floriculturas, floriculturas online e lojas de jardinagem em mudas, canteirinhos ou vasos prontos e, até mesmo, em arranjos como buquês.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. Ronaldinho Gaucho

    Eu adoro flores.
    a boca de leão me ecita muito.
    é uma flor muito delecada e muito linda.
    mais ali apareçe que ele é verde.
    só queria falar que eu tenho 2 bocas de leão aki em casa.

    uma verde e outra vermelha.

  2. natalia

    adorei esse site,so faltou mais curosidades.

Comente!

CommentLuv badge