Arranjos de Flores – Como Escolher um Arranjo Floral?

Os arranjos de flores são sempre uma forma de agradar e presentear as pessoas que amamos e refletem um extremo bom gosto da parte de quem os presenteia. Peças que devem levar em consideração uma composição harmônica e bem integrada entre as flores e os complementos utilizados em sua composição são, em muitas partes do Oriente, consideradas verdadeiras obras de arte cujos grandes mestres levavam a vida inteira para aprender a desenvolver.

No Japão, havia escolas especializadas na arte dos arranjos florais e os grandes mestres eram reverenciados e muito bem recompensados pelos senhores feudais. Ainda hoje, a arte de fazer arranjos florais é considerada nobre. E quem recebe um desses arranjos como presente, sente-se honrado e extremamente agraciado com algo que é único e um símbolo da mais pura beleza que a natureza pode produzir.

As chances de agradar são muitas e quase certas. Mas, as chances de se aborrecer também serão assim se você não considerar algumas dicas preciosas na hora de presentear com arranjos de flores e garantir que tudo corra “as mil maravilhas” com o seu presente e que ele esteja completamente adequado à ocasião. Afinal de contas, você odiaria saber que um arranjo de flores encomendado por você, para ser presenteado em um aniversário importante, acabou chegando parecido com uma coroa de flores e causou um estranho mal estar em todos; não é mesmo? Seria horrível e uma gafe que ficaria “na sua ficha” por um longo tempo.

É importante considerar alguns aspectos na hora de escolher um bom arranjo de flores para presentear. Se você irá a um casamento, escolha flores brancas, chás, rosas e vermelhas para compor o arranjo e os complementos devem ser colocados de forma a conter cores contrastantes, branco e alguns itens como madeiras e ramos.

Para épocas natalinas, flores vermelhas e grandes, ramos verdes exuberantes, muito branco, e itens como fitas em xadrez, dourado ou prateado também comporão um arranjo bem bonito e capaz de agradar a qualquer pessoa.

Bodas e aniversários de casamento devem conter flores brancas, rosas ou vermelhas e arranjos que façam alusão à ocasião e que contenham dourado, prateado e cores bem vivas e alegres; flores exóticas menos extravagantes também podem ser permitidas.

Se a ocasião for à promoção de um amigo, opte sem medo por flores tropicais e arranjos com uma composição mais livre e exuberante. Mas fique atento para a qualidade das flores e fuja dos “preços de ocasião” que normalmente acabam em produtos de baixa qualidade, flores murchas e materiais de acabamento reutilizados ou mal produzidos.

Se o seu arranjo for composto por flores cortadas, verifique se será colocado um “tijolo de floricultura” nele. Isso garantirá que o arranjo esteja viçoso e bem bonito mesmo que o tempo esteja quente e você demore algum tempo para entregá-lo.

Se o arranjo for com flores plantadas, verifique de o vaso com as flores está bem fixado na base do arranjo, se a terra está devidamente úmida (sem estar encharcada) e evite escolher flores que necessitem de muita luminosidade; pois, provavelmente o arranjo ficará por muito tempo no interior de uma residência ou em locais com baixa luminosidade. Se assim preferir, não esqueça de colocar um pequeno cartão com os cuidados a serem tomados com as flores. Um tom de classe e uma mostra de preocupação que certamente fará você ser lembrado mais uma vez pelo seu presenteado.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. Achei muito bonito sua disposição de orientação,pois não é fácil pessoas se disporem a dar informações tão explícita e de tão fácil compreensão para a pessoa não cometer erros! Obrigada

  2. Joana Camillo

    Achei muito legal, estes arranjos,gostaria de saber de voces dão curso, e qual a condição.

    grata

Comente!

CommentLuv badge