Aprenda Como Cultivar as Mais Variadas Espécies de Flores

Flores DiversasCada flor apresenta um tipo de cuidado especial, pois apresentam características próprias e que lhe são únicas. No entanto, há cuidados universais que devem ser respeitados para todos os tipos de plantas e que, se feitos de maneira correta, são garantia de maior durabilidade e beleza.

Toda flor é um ser vivo e, assim como os demais, precisa se alimentar, se hidratar, respirar e ter um chão forte que a sustente. O cultivo de flores deve respeitar as condições de temperatura, ar, da terra e garantir os nutrientes necessários para que as plantas cresçam de maneira saudável.

As plantas de jardim e de vasos devem ser regadas diariamente (sem deixar encharcar e de maneira uniforme) em um dos períodos de menor incidência solar, como o começo da manhã, o fim da tarde ou a noite. Dessa forma, tem-se o cuidado para elas não “cozinhem” nas altas temperaturas. Somente as folhas devem receber a água e não as flores.

Para ficar livre de pulgões, fungos e outras pragas que destroem as plantas, pode-se aplicar mensalmente fungicidas e inseticidas orgânicos (na terra e nas folhas, nunca nas flores). A calda de fumo e a calda de bordalesa são alguns exemplos de produtos naturais que funcionam muito bem. E para ter uma aparência ainda mais bonita as flores devem também ser adubadas a cada três meses com nutrientes apropriados.

Para as flores de arranjos e buquês, é preciso cortar as hastes a um centímetro do pé e trocar a água do vaso a cada dois dias, deixando-a sempre limpa. Da mesma maneira, as folhas não devem ficar submersas na água para que não apodreçam.

Além dos cuidados gerais, é preciso ficar atento aos variados tipos de flores para se ter um bom cultivo e deve ser levado em conta cuidados específicos. Algumas necessitam de menor exposição ao ar e ao sol, se adaptando melhor em climas mais amenos, outras, mais solares e que suportam climas menos úmidos são propícias para o verão.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. luana

    eu queria saber se da pra criar uma flor de parque em uma garrafa com agua? é pq eu ñ tenho vaso e nem tempo que ficar regando ela,então pensei em deixa-la em lugar fixo com agua.
    da certo? obrigada

  2. admin

    Luana

    Você pode sim criar uma flor de parque em garrafa com aguá.

  3. Marcia - tecnica em agropecuaria

    oi Luana o que nossa amiga falou é cero, mas lembre-se que a planta com água vc precisa ter certos cuidados por causa da dengue, é necessário a troca de água no mínimo uma vez por semana.seria bom no fundo do garrafa vc colocar alguns pedriscos alem de ajudar a raiz se firmar na água vai dar um certo charme e embelezar o vaso. Ok? Abração e mão a obra

Comente!

CommentLuv badge