Flores e Presentes – Um Ótimo Pedido de Desculpas

Mesmo sendo um gesto aparentemente simples, para muitas pessoas, pedir desculpas é um ato de sacrifício enorme e desproporcional. Para elas, dizer um “sinto muito”, mesmo que tenham cometido uma grosseria desmedida é algo além da imaginação e que julgam estar além de suas forças.

Mesmo para quem aceita “numa boa” pedir desculpas, esse momento é sempre fonte de um constrangimento suportável para uns. Mas sempre um constrangimento. Por isso, o ser humano acabou criando determinados rituais sociais que permitiam o pedido de desculpas e procuravam minimizar esse constrangimento (mínimo ou não) e tornar as coisas mais agradáveis para quem pede desculpas. Principalmente para o caso em que as desculpas não são aceitas.

O ritual de dar flores como pedido de desculpas é muito antigo e aceito universalmente em quase todas as culturas humanas como a melhor forma de apresentar as suas desculpas por uma falta cometida.Mesmo que você seja uma dessas pessoas que evitam, a qualquer custo, pedir desculpas. Tenha sempre a idéia de que você errará um dia ou outro. E mais; ninguém que caminhou pela terra passou um dia sequer sem cometer um erro. O importante disso tudo e fazer com que esse erro seja transformado em vitória e em uma forma de crescimento espiritual e numa nova forma de encarar nossas atitudes em relação aos outros ou a própria vida.

Os arranjos de flores quando utilizadas num pedido de desculpas trazem um significado especial para a ocasião como elemento introdutor da pureza de sentimentos e da clareza de intenções. As flores trazem um “q” de sagrado para o ato evocando sentimentos ancestrais que surgem no momento de mostrar as nossas fraquezas e de pedir que nossos erros seja m reconsiderados.

Cometer um erro com um amigo querido ou com uma pessoa que amamos muito são as oportunidades ideais para fazer um pedido de desculpas usando flores. Se não quisermos comparecer “em pessoa” para entregá-las; basta enviar um cartão com alguns dizeres onde assumimos o erro e pedimos desculpas. Além disso, as flores podem ser acompanhadas por um pequeno mimo. Quer uma dica de presente? Pode ser um CD de áudio ou de um DVD de vídeo com uma mensagem onde você faz o seu pedido de desculpas de uma forma indireta, porém pessoalmente aproveitando os recursos da tecnologia. Isso funcionará muito melhor se a pessoa ofendida for alguém que você ame. Mas lembre-se, o efeito “olho-no-olho” pode favorecer em muito a aceitação do pedido de desculpas.

O principal do momento, é não deixar que a ocasião tenha clima chato e pesado e que pareça algo completamente artificial e treinado. A honestidade e a seriedade devem estar presentes em cada palavra e o arrependimento sincero deve ser claramente percebido por quem receberá as flores e as desculpas; caso contrário; tudo não passará de uma enorme frustração.

Mandar flores é elegante, agradável e pode quebrar um clima desfavorável que, por ventura, tenha se formado com o início do problema entre vocês. Tenha em mente o carinho que sente pela pessoa que magoou e faça-a perceber o quanto você está arrependido e triste por tudo o que fez.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. que coisa mais fofa

Comente!

CommentLuv badge