Copos de Leite – Aprenda Mais Sobre Cultivos e Cuidados

Copos de LeiteBonita, resistente e muito florífera, o Copo-de-leite pode atingir até 1 metro de altura. Ele apresenta folhagem ornamental e floresce nas estações primavera e verão. Suas flores variam entre as cores branca, amarela, vermelha, rosa, laranja e roxa e são largamente usadas como flor de corte para composição de arranjos e buquês.

Essa planta tolera baixas temperaturas, mas não prospera bem em climas mais quentes. Ela prefere locais com muita umidade e pode ser cultivada tanto a pleno sol quanto à meia-sombra, acompanhando lagos, margens de tanques, muretas, muros e paredes.

Se plantados em vasos, é importante manter os copos-de-leite constantemente bem irrigados e o solo sempre úmido. Para multiplicá-los, basta extrair as mudas que se formam junto ao rizoma da planta-mãe, após o florescimento.

Ao manusear esse tipo de planta, fique alerta! Ela tem um princípio ativo, oxalato de cálcio, que, se ingerido, pode causar intoxicação, dermatite de contato, estomatite, irritação, obstrução das vias aéreas superiores, perda temporária da fala, sialorreia, vômito etc. Por isso, fale com os moradores da casa, especialmente com as crianças, sobre os riscos que existem.

Se a intenção é justamente plantar copo-de-leite em um vaso, seguem algumas dicas de como fazer o cultivo e tenha lindas flores em seu jardim ou outras partes da casa.

Copo de LeiteDicas para plantar e cultivar copo-de-leite em um vaso:

- Você precisará de um vaso grande, no mínimo de 15 litros, prato para vaso, terra preta e areia de rio.

- Essa planta não necessita de um solo muito rico. Utilize uma medida de terra preta misturada com 1/10 de medida de terra de rio para promover a drenagem. Ponha o copo-de-leite no recipiente e regue com abundância até que toda a terra esteja umedecida.

- Deixe o vaso com o prato em um local que receba sol direto. A planta pode ser cultivada no jardim ou dentro de casa.

- Conserve o prato sempre com água. O copo-de-leite é semi-aquática e as raízes precisam estar constantemente em contato com a água.

- Irrigue todos os dias, conservando a terra sempre molhada, e não apenas úmida.

- O copo-de-leite deverá florescer com a chegada da primavera, e a melhor época para o plantio é o início do outono.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. Helen Gutierrez

    Boa Noite adoro plantas, sou professora e toda semana minha aluna me presenteia com uma flor de copo de leite sempre que posso coloco -a na água e até trago para casa. Gostaria de saber se eu consigo plantar com a flor , pois ela me dá a flor só com o cabo sem raiz nem folhas.Será que eu consigo plantar só com a flor?

  2. Laura Matos

    Gostei muito da matéria. O site é excelente e criterioso nas informações. Sou apaixonada por “copos de leite” e gostaria de saber mais a respeito dos coloridos. Obrigada e Sucesso a vcs.

  3. lia

    ola.Comprei um copo de leite ele esta em um vaso.Gostaria de saber quando ele da flor e depois esta parte da flores e morre posso cortar?Como?
    Obrigada bom dia.

  4. gabibatista

    Lia

    Leia este artigo que ira tirar as suas dúvidas. Leia: http://www.flores-online.com/copo-de-leite-2/conheca-o-copo-de-leite-e-suas-origens/

  5. Regis

    Bom saber sobre o cultivo e cuidados sobre o copo de leite e que ela pode atingir até 1 metro de altura e apresentam folhagens ornamentais e florescem nas estações primavera e verão.

  6. Evandro

    Gostei de saber que é muito importante deixar o copo de leite em um vaso grade de no mínimo 15 litros de prato para vaso, terra preta e areia de rio e a planta necessita de um solo muito rico a medida que seja misturada com 1/10 de medida de terra de rio para promover a drenagem até que a serra esteja umedecida.

Comente!

CommentLuv badge