Conheça o Copo de Leite e Suas Origens

O copo de leite, também conhecido como Lírio do Nilo e de nome científico Zantedeschia aethiopica é uma flor originária do sudoeste da África. Foi nomeada Zantedeschia em homenagem ao médico e botânico italiano Giovanni Zantedeschi (1797-1873), um pesquisador versátil e inteligente. Comumente encontrada próxima de locais que tenham água, essas plantas podem medir de trinta e cinco centímetros até um metro e meio de altura, aproximadamente.

É uma flor de grande beleza, muito usada para enfeitar ambientes. Suas flores grandes e firmes e sua folhagem verde brilhante fazem dessa planta uma grande escolha para ornamentação. Seu cultivo é relativamente fácil, feito em solo rico em matéria orgânica e com umidade.

Sua cor original é branca, mas através de cruzamentos com outras espécies de Zantedeschia, tem-se obtido variedades nas cores da flor. Hoje em dia podem-se encontrar copos de leite amarelos, vermelhos, laranjas e cor-de-rosa – lembrando que, essas cores não existem na forma natural/selvagem da flor.

O copo de leite requer certos cuidados, por possuir partes que contém oxalato de cálcio, sendo, portanto, tóxico e devendo ser mantido fora do alcance de crianças e animais domésticos. A ingestão de partes da planta pode causar náusea, vômitos, diarreia, edema de lábios, língua e garganta e consequente dificuldade de deglutição. O contato da planta com os olhos pode causar irritação e ferir a córnea. Sugere-se também que, após o manuseio da planta, lavem-se bem as mãos para evitar contato com olhos e mucosas e a consequente irritação.

o copo de leite é uma linda flor originária da África

Uma curiosidade sobre o copo de leite é que ele possui uso culinário. O rizoma da planta – que é o bulbo (subterrâneo) – quando bem cozido pode servir de alimento.

Acredita-se que a simples presença de um arranjo de copos de leite pode trazer paz ao ambiente, tranquilidade e calma às pessoas presentes no local.

A essência da flor é também utilizada medicinalmente nos chamados Florais de Minas, para combater a depressão, sofrimento e conflitos emocionais/sexuais. Crê-se que essa essência ajuda a pessoa a ter mais harmonia, perceptibilidade, aceitação de si mesma e paz.

Artigos Relacionados

Comentários
  1. OBRIGADO POR TER TUDO O QUE PRECISAMOS NO GOOGLE. NÓS ESTAMOS DE BOCA ABERTA QUEMOS MAIS EM 2011!PARABÊNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. esse site é 1000000

  3. sam

    d+ adorei

  4. Sam 2

    De + vlw to a uma hora pesquisando e n tinha conseguido nada até agr vlw msm

  5. Ana Paula

    se a flor é venenosa por que ela é usada em uso culinário????

  6. CAROL

    MUITO LINDAS ESSAS ROSAS ADORO TODOS OS TIPOS DELAS D+

  7. Sillas Braz Carlini Charamba

    Boa Noite!
    Após conhecer um pouco sobre o cultivo do copo de leite e sua variedade de cor, gostaria de cultivá-la. No entanto, quero saber a possibilidade de voces enviarem as sementes, bem como as informações necessárias para o seu plantio. Entretanto, disponibilizo o meu email para as informações adcionais e preço.

  8. Silvie

    adorei o comentario!

  9. Amei, pois amo flores e sempre recorro a esse site quanto ao cultivo de alguma. Muito bom sabermos que podemos utilizar a internet também para a beleza natural.

  10. ida

    gostaria de saber como tratar o copo de leite.as suas folhas estao sendo comidas por algum inseto ou qualquer outro bicho.não consigo ter uma planta inteira e bonita. socorro!

  11. samanta

    uuuuuuuu d+ esse site

  12. esse site é otimo.valeu pelas dicas!!

  13. clara casro

    gostaria de saber como posso plantar copo de leite e quais os cuidados que devo tomar e como devo plantar atraves de sementes ou mudas c/raiz

  14. O COPO DE LEITE E MUITO BONITO CARA

  15. marcia de paula correia

    como fazer para dar mais flores

  16. como fazer para dar lindas flores

  17. rosita

    SOU APAIXONADA POR FLORES E ADORO ROSAS, COPO DE LEITE E OUTRAS, POR ISSO NÃO ME CANSO DE PESQUISAR E PARABENIZO O SITE QUE ALÉM DE MOSTRAR INFORMA E FORMA. OBRIGADA

  18. maria

    gostomuitode plantas
    acho o copo de leite muitobonito
    já vi em outras cores
    achei lindo amarelo

  19. francisco breno alves correia

    obrigado por ajuda quem esta em momento dificio por que é ajudado que se tem ajuda OBRIGADO

  20. RODRIGO

    Meus copos de leite estão melando… por que será?

    eles encontram se em um vaso dentro de casa, sei q ele é de pleno sol e o melhor lugar é ao sol. O q devo fazer.

    Agradecido

  21. ESTEFANY

    QUE LEGAL MUI BUENO

  22. Jorge Vale

    Olá, boa tarde !
    Desculpem a minha ignorância…, mas, as flores que se vêem ma foto não são jarros ?

  23. concordo com esse cara ai de cima

  24. Vera Lucia de Souza Viana

    Gostaria de saber se o copo de leite precisa de sol., meia sombra ou sombra e os adubos orgânicos e químicos para seu cultivo.

  25. Eu to começando a não gostar mais do google,eu precisava encontrar uma imagen de um mapa aonde se localiza a flor copo de leite,e tmb pesquisa dizendo o local certo aonde se localiza,e olha qu eincrivel EU NAO ACHEI!!!!!! Jaa to cansada dessa merda de google ¬¬’

  26. obrigado por explicar tudo sobre a copo de leite. se no fosse esse site eu ia ficar de castigo na escola.valeu agora tenho que continuar tchau

  27. Como são lindas essas flores que só Deus pode nos oferecer a nós para cuidá-las e cultivá-las. Felicidades

  28. clarete

    obrigada pela dica vou
    plantar essa linda flor em minha casa
    valeu

  29. rafael

    obrigado pelas informaçoes me ajudou muinto no projeto de ciencias adote uma planta

  30. d+ adorei

  31. gabibatista

    Clara

    Leia estes artigo que poderão lhe sanar as suas duvidas: http://www.flores-online.com/categoria/copo-de-leite-2/

  32. gabibatista

    Ida

    Leia estes artigos sobre o assunto da sua dúvida: http://www.flores-online.com/categoria/copo-de-leite-2/

  33. Gosto muito de flores e vivo pesquisando e de vez em quando cismo com uma e desta vez foi o copo de leite (flor antiga e conhecida no sul do Brasil) mas aqui em Jlle tento cultivar mas está difícil mas não desisto até encontrei bulbos para comprar e agora é só aguardar e ver prosperar, colher o resultado espero não morrer de ansiedade. Beijos

  34. gabibatista

    Zilda

    Leia este artigo que vai lhe ajudar na suas duvidas: http://www.flores-online.com/copo-de-leite-2/conheca-o-copo-de-leite-e-suas-origens/

  35. admin

    Silas

    O Copo de Leite é venenoso sim.

Comente!

CommentLuv badge